Mundo

Número de mortos em mesquita no Egito sobe para 305

Por G1 e Sete Segundos 25/11/2017 07h07
Número de mortos em mesquita no Egito sobe para 305
Mesquita no Egito - Foto: Mohamed El-Shahed / AFP

Subiu para 305 o número de mortos na mesquita de Al-Rawda, na Península do Sinal, no Egito, depois que homens provocaram explosões e abriram fogo contra os fiéis que faziam orações de sexta-feira – dia sagrado para os muçulmanos. O balanço divulgado pela agência Mena, neste sábado (25). Ainda segundo a Mena, outras 128 ficaram feridas.

O presidente egípcio, Abdel Fattah al Sisi, em um pronunciamento na tv, prometeu uma "resposta brutal" aos agressores. As Forças Armadas e a polícia vingarão nossos mártires e nos devolverão a segurança e a estabilidade com força em muito pouco tempo", disse declarou.

Fontes da emissora Arabiya, disseram que alguns dos fiéis que frequentavam a mesquita eram adeptos do sufismo, vertente considerada pelo grupo extremista como apóstata, por fazer reverência a santos e santuários.

Ataque

Quatro agressores chegaram de carro à mesquita que fica na cidade de Bir al-Abed, a cerca de 40 km a oeste de Arish, a principal cidade do norte do Sinai. Os terroristas provocaram ao menos duas explosões e, posteriormente, começaram a disparar. "Eles estavam atirando nas pessoas enquanto elas saíam da mesquita. Eles também atiravam nas ambulâncias", disse um homem cujos parentes estavam no local.