Saúde

Mês da prematuridade tem programação especial em Arapiraca

Por Assessoria e Sete Segundos 23/11/2017 18h06
Mês da prematuridade tem programação especial em Arapiraca
Prematuridade - Foto: Divulgação

O Mês da Prematuridade - comemorado em novembro - está com intensa programação no Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho, em Arapiraca.

Bebês prematuros, segundo o Coordenador Médico da UTI Neonatal, o pediatra Cleildo Torres, são aqueles que nascem com idade gestacional inferior a 37 semanas. “Sem completar os nove meses as crianças precisam de cuidados especiais, desde a assistência na sala de parto (como a manutenção da temperatura adequada), até o atendimento feito nas horas que se seguem ao nascimento", comentou.

Para o provedor do HR, Geraldo Magela Pirauá, dentre as prioridades do hospital, a vida dos bebês prematuros é uma das maiores. “Temos casos de crianças que não sobreviveriam sem o atendimento humanizado e qualificado da nossa equipe. Cada vida salva é motivo de muita alegria”, falou.

Prevenção

Segundo Cleildo Torres, o melhor ainda seria se as gestantes tivessem acesso à prevenção feita através de um completo pré-natal. “Esse acompanhamento bem feito pode fazer toda a diferença na vida de uma criança. Exames, orientações, cuidados são fundamentais para que a gestação se complete de forma tranquila e saudável”, argumentou.

Esperança

Responsável pelo atendimento de toda 2ª Macrorregião, o Hospital Regional prossegue com a programação até o final do mês e também em dezembro.

Segundo a enfermeira Coordenadora do Complexo Neo, Andrea Lima, as atividades incluem palestras, oficinas de cuidado com bebês, orientações sobre banho, alimentação e método “canguru”.

Os profissionais que trabalham no setor recebem diversos cursos, como de Reanimação Neonatal do Prematuro, ministrado pelo doutor Cláudio Soriano; de método Canguru e o de Complexo Neonatal, que será conduzido pela equipe multidisciplinar da instituição. 

“O trabalho aqui é muito cuidadoso. Não para nunca porque nossos bebês precisam de carinho e o melhor atendimento”, afirmou o Diretor Médico do Hospital Regional, Ulisses Pereira.

Dia 29, às 9h, haverá novas atividades para mães e familiares.