Comunidade

Moradores protestam contra mudança de endereço de Unidade Básica de Saúde

Por 7 Segundos Arapiraca 22/11/2017 11h11
Moradores protestam contra mudança de endereço de Unidade Básica de Saúde
Moradores protestam contra mudança de endereço de unidade de saúde - Foto: Josival Meneses/7 Segundos

Moradores do conjunto residencial Nossa Senhora Aparecida, no bairro Bom Sucesso, em Arapiraca, município no Agreste de Alagoas, não estão nada satisfeitos com a mudança de endereço da Unidade Básica de Saúde, que há um tempo funcionava de maneira irregular em uma casa alugada naquela localidade. Nesta terça-feira (21) a Unidade foi transferida, de forma temporária, para um imóvel no Povoado Sementeira, número 59, próximo ao campus da Universidade Federal de Alagoas.

Local onde a unidade funcionava anteriormente

Apesar de amparada em Lei, a decisão da Prefeitura de Arapiraca não agradou a comunidade, que nesta quarta-feira (22) se reuniu em frente ao prédio onde era para funcionar a UBS para protestar. “Porque não continuam com essa obra? Começaram e nunca terminaram, agora tá aqui, abandonada”, lamentou a líder comunitária, identificada como Margarete.

A Prefeitura reconhece, através de nota enviada à imprensa, que a construção está parada há meses e explica que como a construtora responsável não respeitou os prazos estabelecidos no contrato, a obra foi judicializada e, consequentemente, providenciado um distrato, anulando o que anteriormente foi pactuado entre as partes.

Ainda no documento, a Prefeitura garante que a mudança para o povoado Sementeira não trará qualquer prejuízo aos usuários de saúde da região, que continuarão contando com a mesma assistência e qualidade dos serviços que já vêm sendo disponibilizados, mas mesmo assim a população não está  conformada com o trajeto que precisa ser percorrido por deficientes, idosos com problemas de diabetes, mulheres com gravidez de risco, crianças, entre outros, até a Unidade.

“Como que esse povo vai sair de madrugada, enfrentar um caminho perigoso, para pegar ficha na unidade?”, questionou uma moradora. “Queremos o posto onde sempre funcionou daqui para sexta-feira”, informou. Outra pessoa chegou a afirmar que “era a única coisa boa que nós tínhamos”.

Os moradores comentam que o trajeto do conjunto para o povoado Sementeira é perigoso, seja pela pista, seja pelo matagal. “Os riscos do deslocamento são muitos, sem falar que tem um tarado circulando na região e atacando mulheres”, comentou uma usuária do SUS.

A líder comunitária reconhece que na casa alugada estava inviável atender toda a demanda, mas funcionava como ponto de socorro e que a solução encontrada pela secretária de Saúde não foi a melhor. Margareth disse ainda que caso a prefeitura não volte atrás da decisão, os moradores vão ocupar o Centro Administrativo. “Protestar é a nossa única arma”, afirmou.

Confira, abaixo, a nota enviada pela Prefeitura de Arapiraca através da assessoria de comunicação:

NOTA - MUDANÇA DE ENDEREÇO/UBS

A Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde, informa que a Unidade Básica de Saúde do Conjunto Nossa Senhora Aparecida passou a funcionar em novo endereço a partir desta terça-feira (21)

Desde o ano de 2015 a UBS vinha funcionando de forma irregular numa das residências daquela comunidade, imóvel que deveria ser utilizado, exclusivamente, para fins residenciais, de acordo com as normas estabelecidas pelo programa habitacional do Governo Federal

A fim de evitar maiores transtornos e, principalmente, agir dentro da legalidade, a Prefeitura de Arapiraca resolveu transferir a UBS, de forma temporária, para um imóvel localizado no Povoado Sementeira, n° 59, próximo ao campus da Universidade Federal de Alagoas (Ufal)

Vale ressaltar que a mudança não trará qualquer prejuízo aos usuários de saúde daquela região, que continuarão contando com a mesma assistência e qualidade dos serviços que já vêm sendo disponibilizados

A Prefeitura de Arapiraca informa ainda que vem acompanhando todo o processo judicial que envolve a obra da futura UBS do Conjunto Nossa Senhora Aparecida, que está parada há vários meses. Como a construtora responsável não respeitou os prazos estabelecidos no contrato, a obra foi judicializada e, consequentemente, providenciado um distrato, anulando o que anteriormente foi pactuado entre as partes