Alagoas

Capacitação do Selo Unicef vai reunir 63 municípios

Por Sete Segundos e Assessoria 20/11/2017 12h12
Capacitação do Selo Unicef vai reunir 63 municípios
Selo Unicef 2 - Foto: Divulgação

Acontece nessa terça-feira (21), o 1º Encontro de Capacitação do Selo UNICEF – Edição 2017-2020 para os municípios de Alagoas, realizado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). Gestores dos 63 municípios alagoanos desta edição do Selo estarão reunidos em duas cidades-polo com equipes do Unicef.

Amanhã, serão 45 municípios no polo de Arapiraca e 18 em Maceió, na quarta-feira, com a participação de representantes do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes (CMDCA) e dos profissionais indicados por cada município como articulador(a) municipal do Selo UNICEF e mobilizador(a) de adolescentes e jovens.

A atual edição foi lançada em maio e cerca de 1.900 municípios de 18 estados se inscreveram até o início de setembro. Agora, este primeiro encontro dá início à fase de implementação com a apresentação da metodologia que será utilizada e do caminho a ser percorrido pelos municípios participantes em direção à certificação. A agenda inclui ainda apresentação da situação da infância e adolescência no Semiárido, o processo de monitoramento de indicadores sociais e a forma como os municípios participantes serão avaliados, além de sessão de debates e espaço para dúvidas.

O Selo UNICEF

O Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para estimular os municípios a implementar políticas públicas para redução das desigualdades e garantir os direitos das crianças e dos adolescentes previstos na Convenção sobre os Direitos da Criança e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Os municípios são agrupados, dentro de seus Estados, considerando suas características demográficas e socioeconômicas. Durante cada edição, o UNICEF capacita gestores e técnicos das secretarias municipais e conselheiros de direitos e adolescentes para qualificar a elaboração e execução das políticas públicas e para estimular que elas continuem mesmo após o fim de cada edição.