Sertão

Sebrae orienta prefeitura sobre potencialidades de município sertanejo

Estudo mostra sugestões de ações e soluções para fortalecer economia

Por 7 Segundos Arapiraca com Agência Sebrae 17/11/2017 13h01
Sebrae orienta prefeitura sobre potencialidades de município sertanejo
Sebrae apresentou estudo sobre potencialidades de Delmiro Gouveia - Foto: Paulo Vicente

A Diretoria Executiva do Sebrae em Alagoas apresentou ao prefeito de Delmiro Gouveia, Eraldo Cordeiro, um levantamento sobre as principais potencialidades e vocações do município com relação ao desenvolvimento das micro e pequenas empresas, apontando sugestões de ações e soluções para fortalecer a economia e o cenário empreendedor.

O estudo foi conduzido pelo Sebrae por meio da Unidade de Gestão Estratégica (UGE) e do Escritório Regional de Delmiro Gouveia. Através de entrevistas estruturantes com líderes e agentes locais de instituições como a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Delmiro Gouveia, Associação Comercial do município, Banco do Nordeste (BNB), além da própria prefeitura, as equipes conseguiram traçar um plano para diversas áreas.

A pesquisa demonstrou sugestões para o agronegócio, turismo, serviços públicos, educação e comércio, destacando as principais potencialidades nas áreas de ovinocaprinocultura, milho, produção de leite, avicultura, confecções e agricultura familiar, além de áreas que poderão ser mais trabalhadas no futuro, como a de energias renováveis e microindústrias.

Outro ponto ressaltado pelo levantamento foi a importância da captação de recursos para o financiamento do desenvolvimento, através de instituições como Banco do Brasil, BNB, Caixa Econômica Federal, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Agência de Fomento de Alagoas (Desenvolve/AL), além do próprio Sebrae, pelo Sebraetec, e do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep).

Eraldo Cordeiro, prefeito de Delmiro Gouveia, aprovou a avaliação feita pelo Sebrae e destacou que vai buscar seguir algumas das sugestões, procurando envolver o empresariado local e os jovens para mudar a sua realidade.

“Esse trabalho não pode parar. Temos um grande potencial em todos esses fatores citados: na gastronomia, no turismo religioso, de aventura e histórico, até mais forte que o do litoral. Os agricultores e os empresários locais precisam enxergar a Prefeitura como um parceiro, e têm que nos ajudar a quebrar alguns paradigmas culturais e contribuir com o desenvolvimento como um todo. Tudo isso que nos foi mostrado hoje é perfeito para que nós possamos criar uma agenda positiva para Delmiro nesse sentido, além de transformar nossos jovens em empreendedores”, frisou Cordeiro.