Agricultura

Arapiraca quer ampliar programa de inseminação artificial bovina

Por 7 Segundos Arapiraca com Assessoria 17/11/2017 10h10
Arapiraca quer ampliar programa de inseminação artificial bovina
Arapiraca quer ampliar programa de inseminação artificial bovina - Foto: Assessoria

A cidade de Arapiraca - no Agreste de Alagoas - quer ampliar o número de beneficiados com o Programa de inseminação artificial em bovinos, executado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e destinado aos produtores da agricultura familiar, com o objetivo de promover o melhoramento genético do rebanho leiteiro do município.

Atualmente, estão cadastrados e atendidos pelo programa 19 produtores. Mas a Secretaria de Agricultura está trabalhando na construção de nova estratégia e espera ampliar essa assistência para 60, até 2019. E assim, a expectativa é de melhorar produção e produtividade em 50% dos assistidos.

E para isso, o município está realizando inscrição de cadastros. A superintendente da Agricultura, Fabiana Fontes, explica que o produtor familiar que tiver interesse em participar do programa, que é inteiramente sem custo para ele, deve comparecer à secretaria, no horário das 8h às 14h, no Centro Administrativo.

“A participação do programa é de zero custo para o produtor, que para estar inserido deve atender a três simples critérios: ser produtor de leite, no município de Arapiraca; ser, preferencialmente, agricultor familiar; e se comprometer e realizar as recomendações técnicas pactuadas e emanadas pelo programa”, explicou a superintendente.

Ao participar do Programa de inseminação artificial em bovinos, os produtores passam a contar com assistência de uma equipe da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente composta por zootecnistas, técnico agropecuário, inseminador e médico veterinário. Os profissionais orientam os produtores, realizam o processo da inseminação, registram e acompanham 100% dos nascimentos de bezerros (as), produtos da ação realizada.

“A nova estratégia que está em construção em 2017 está direcionada a qualificar as ações do programa através da otimização dos procedimentos de melhoramento pela técnica da inseminação artificial, associada a outras áreas essenciais para melhoria da produção e produtividade do rebanho leiteiro no município. Toda a ação acontece com a equipe da assistência técnica do município”, destacou Fabiana Fontes.