Violência

Número de exames em vítimas de estupro deste ano já ultrapassou o de 2016

Perícia Oficial e Sesau se unem para garantir atendimento a vítimas de violência sexual 

Por 7 Segundos Arapiraca com Assessoria 09/11/2017 10h10
Número de exames em vítimas de estupro deste ano já ultrapassou o de 2016
Estupro - Foto: Ilustração/Web

Os números são altos, em 2016, a Perícia Oficial do Estado de Alagoas registrou 520 exames de conjunção carnal em vítimas de estupro do sexo feminino. Este ano, o número de casos dessa natureza já ultrapassou todo o ano passado, com 592 registros desse tipo de exame nos IML's de Maceió e Arapiraca.

Referência nesse tipo de atendimento, o Núcleo de Atenção às Vítimas de Violência Sexual da Maternidade Santa Mônica, atende três pessoas diariamente. Diante destes dados alarmantes, representantes da Perícia Oficial do Estado de Alagoas (Poal) e da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) se reuniram para desenvolver ações para fortalecer a rede de atendimento a essas vítimas.



Alessandra Viana Rolin, da Secretaria da Saúde explicou que já existe um projeto para a implantação de um Centro de Atenção a Vítimas de Violência Sexual em parceria com as Secretarias de Segurança Pública e da Mulher. Essa iniciativa tem a intenção de minimizar a vitimização da pessoa que sofre esse tipo de violência, independente de sexo e idade.

“O projeto pretende estruturar uma rede que atenda de uma forma integral e universal, todas as vítimas, sem distinção de gênero e faixa etária, ou seja, atender vítimas do sexo masculino e feminino, crianças, adolescentes e adultos,” disse Alessandra Viana.

Para Manoel Melo, Perito-Geral da Perícia Oficial do Estado, esse olhar humanizado para as vítimas de violência sexual faz parte do dever de eficiência do Estado. Ele destacou que o cumprimento dessa garantiu está estampado no caput do artigo 37 da Constituição Federal.

“Os peritos médicos legistas e os técnicos forenses já tem naturalmente essa sensibilidade humanizada nas atividades desenvolvidas pelos IML’s. Essa parceria será muito importante para a Perícia Oficial instrumentalizar e otimizar cada vez mais esse atendimento”, afirmou o Perito-Geral.

Nessa primeiro reunião ficou definido que a discussão sobre o tema será ampliada com a participação de outros profissionais. A Perícia também confirmou, a existência de uma sala exclusiva para atendimento de mulheres no novo IML de Maceió