Saúde

Novembro Azul alerta para o combate ao câncer de próstata

Campanha destaca importância do diagnóstico precoce

Por 7 Segundos Arapiraca com Sesau 05/11/2017 09h09
Novembro Azul alerta para o combate ao câncer de próstata
Novembro Azul alerta para o combate ao câncer de próstata - Foto: Internet

Terminando o Outubro Rosa, mês caracterizado por campanha que intensifica a prevenção ao câncer de mama, chegamos ao Novembro Azul.

Agora, a campanha busca despertar a importância de combater o câncer de próstata, com destaque para a realização de exames regulares, medida indispensável para um diagnóstico precoce da doença.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer, mais de 61 mil pacientes foram diagnosticados este ano com câncer de próstata no Brasil, que é o segundo tipo mais mortal entre os homens. Um em cada seis homens é alvo da doença.

Há um diagnóstico de câncer de próstata a cada 7 minutos e um óbito causado pela doença a cada 40 minutos. A partir dos 50 anos de idade, a Secretaria de Estado da Saúde recomenda que todo homem consulte um urologista regularmente para uma avaliação.

A partir disso, o médico define a periodicidade da realização de exames. No caso de histórico familiar, o indivíduo deve procurar um profissional 10 anos a menos da idade em que surgiu o câncer no parente (se o pai teve aos 55 anos, os filhos devem fazer exames a partir dos 45).