Saúde

Campanha Outubro Rosa é considerada caso de sucesso em Craíbas

Por 7 Segundos Arapiraca com Assessoria 01/11/2017 09h09
Campanha Outubro Rosa é considerada caso de sucesso em Craíbas
Campanha Outubro Rosa é considerada caso de sucesso em Craíbas - Foto: Assessoria

Com a participação direta dos Programas Saúde da Família (PSF) e do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf), a secretaria de Saúde de Craíbas, município no Agreste de Alagoas, promoveu, durante o mês de outubro e em alusão à campanha Outubro Rosa, diversos eventos direcionados ao público feminino.

Dentre as ações, o município destaca: testes rápidos de HIV e sífilis, coleta do material de citologia, palestras sobre o câncer de mama e do colo de útero, apresentações de peças teatrais, design de sobrancelhas, sorteios de brindes, aulas de zumba, autoexames das mamas, solicitações de mamografia, sessões de limpeza de pele, maquiagem e música ao vivo com cantores da região.

Segundo a enfermeira e coordenadora da Atenção Básica, Karla Michele, os resultados foram considerados positivos e os profissionais conseguiram colher material de 521 mulheres para exames citológicos e 460 solicitações de mamografias.

“Graças ao empenho de todas as enfermeiras, médicos, diretores de UBS, agentes comunitários de saúde e demais profissionais que fazem parte dos PSFs deste município, o movimento outubro rosa foi, sem dúvida, um sucesso”, disse a coordenadora.

Os eventos educativos e preventivos contaram com o logístico da administração União e Trabalho e com as presenças do prefeito Ediel Leite (PMDB), do vice-prefeito Neto Pedro (Solidariedade), de secretários municipais e adjuntos, de servidores públicos e, claro, de milhares de mulheres usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS).