Arapiraca

Arapiraca é terra de oportunidades para investimentos no campo

Prosperidade é sinônimo do município que mais cresce em Alagoas

Por 7 Segundos Arapiraca com Prefeitura de Arapiraca 30/10/2017 19h07
Arapiraca é terra de oportunidades para investimentos no campo
Arapiraca, árvore que dá nome ao município mais promissor de Alagoas - Foto: Divulgação

Arapiraca, desde o período da sua emancipação, em 1924, tornou-se conhecida como a “terra da prosperidade”. O título faz referência ao seu desenvolvimento econômico e social, através da produção agrícola. Sendo ela, baseada na agricultura do tipo familiar.

Ao longo dos seus 93 anos de história, o município passou por alterações significativas nas atividades agrícolas predominantes, atravessando por processos com alternâncias do auge ao declínio, com substituição de culturas e, consequentemente, obrigando o município a ampliar ou adotar novas alternativas de fortalecimento da economia.

Historicamente, a estrutura fundiária arapiraquense é baseada em pequenas propriedades. Inicialmente, com destaque para a produção da mandioca, seguida pela cultura do fumo.

Plantaodefumo

Plantação de fumo em terras arapiraquenses

A fumicultura foi responsável pela consolidação de Arapiraca, em meados da década de 1980, como cidade polo regional, sendo considerada a de maior crescimento, desenvolvimento e importância do interior alagoano, fato intimamente relacionado ao grande potencial econômico da cultura fumageira.

Já na década de 90, com a crise acentuada na cadeia produtiva do fumo, o município é impulsionado a buscar outros meios capazes de suprir os efeitos da decadência dessa monocultura. Assim, nasce um novo polo, dessa vez, com base na produção das hortaliças.

IMG_2896

Plantação de Hortaliças do Cinturão Verde

E com o objetivo de incentivar a diversificação de culturas no município, Arapiraca desenvolveu o projeto “Cinturão Verde”, implantado em 2003. Daquele ano até os dias de hoje, o setor avançou. E o negócio, apesar de já estabelecido, ainda é visto como promissor.

Segundo dados da Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente, o polo de produção de plantio irrigado de hortaliças abastece o mercado alagoano e o de mais cinco estados nordestinos, chegando a movimentar valor superior a 50 milhões de reais por ano. Com destaque para a exportação de mudas de hortaliças.

mudas

Estufa de mudas de hortaliças, da comunidade Batingas

De acordo com Roberto Amaral, secretário Municipal da Agricultura e Meio Ambiente, os milhões citados correspondem a produção de hortaliças de aproximadamente 180 principais produtores rurais de Arapiraca.

A área de plantio está distribuída em comunidades rurais do município. Entre elas estão: Alazão, Bálsamo, Taquara, Pau D´Árco, Laranjal, Bananeira, Cangandu, Pé Leve, Varginha, Gruta D’Água, Taboquinha , Batingas e Flexeiras.

“Antes de Arapiraca ganhar destaque como cidade polo do cultivo das hortaliças, o mercado local era abastecido por Pernambuco. E agora, além de produzir para o próprio estado, exporta para Bahia, Sergipe, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco. O avanço do setor tem contribuído de maneira significativa para o desenvolvimento econômico do município”, destacou Roberto Amaral.

Dados recentes, coletados pela administração municipal, revelam que Arapiraca possui 4.500 propriedades rurais. O que representa um média de 8 hectares por unidade. “Dessa forma, Arapiraca possui reforma agrária natural. O município é constituído de pequenas propriedades rurais. Não há latifúndios”, destacou o secretário da Agricultura.

Roberto Amaral ainda faz um comparativo entre as principais culturas em destaque no município:

– Hortaliças – com aproximadamente 180 produtores, atuando numa área de 250 hectares, apresentam, anualmente, faturamento bruto acima dos 50 milhões.

– Fumo – com aproximadamente 2.500 hectares sendo explorados por essa cultura, os produtores alcançam um faturamento bruto de 37 milhões, anualmente.

– Mandioca – são 5.500 hectares destinados ao plantio, cujo ciclo produtivo dura 2 anos. A média de produção é de 30 mil toneladas, anualmente. Com faturamento bruto de 15 milhões por ano.

– Fruticultura – dentro desse segmento, destaca-se o cultivo do abacaxi, onde há, no município, uma área de 150 hectares destinados a essa cultura. O faturamento bruto gerado é de 3 milhões e 700 mil reais.

Entre outras atividades agropecuárias que também exercem importante papel no setor, a cultura do amendoim; a atividade bovina, que em Arapiraca tem rebanho aproximado de 20 mil animais; e o plantio de milho para a silagem.