Arapiraca

SMTT divulga balanço de ações educativas relacionadas ao trânsito em Arapiraca

Dados referentes aos trabalhos do período de janeiro a setembro deste ano

Por 7 Segundos Arapiraca com Prefeitura de Arapiraca 26/10/2017 12h12
SMTT divulga balanço de ações educativas relacionadas ao trânsito em Arapiraca
SMTT de Arapiraca realiza ações educativas no trânsito da cidade - Foto: Divulgação

A população de Arapiraca, funcionários de empresas privadas e estudantes de escolas públicas estão entre as mais de sete mil pessoas que participaram das ações educativas de trânsito realizadas pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), público alcançado nos trabalhos realizados no período de janeiro a setembro deste ano, segundo informa a prefeitura.

A divulgação dos dados dos eventos realizados em dez empresas, 16 escolas, duas creches e das cinco campanhas educativas nas ruas da cidade aconteceu nesta quinta-feira (27), pela Gerência de Educação para o Trânsito (GET) da prefeitura de Arapiraca.

Segundo o superintendente da SMTT, Jodelmir Pereira de Souza, o balanço das ações da GET demonstra o resultado dos trabalhos de conscientização realizados com objetivo de construir uma sociedade mais consciente e  também um um trânsito mais seguro no município.

IMG_2558 (Copy)

“São ações realizadas o ano inteiro e que servem para orientar e conscientizar a população como um todo. Sejam funcionários de empresas que conduzem veículos e precisam de capacitação, como a população em geral nas ruas da cidade e, também, estudantes que recebem instruções dentro da sala de aula”, declarou Jodelmir de Souza.

Formação de Multiplicadores

Para o educador de trânsito e técnico da GET, Carlos Alberto Peixoto, as palestras realizadas principalmente nas escolas contribuem para formar multiplicadores de um trânsito seguro nas famílias arapiraquenses.

“Da criança ao adolescente, os alunos se transformam em multiplicadores e levam as informações para os pais e toda a família de como se comportar para ter um trânsito seguro”, explicou Carlos Alberto.

O agente da SMTT é especialista em educação para o trânsito e para ele a melhor forma de educar a sociedade é realizar ações educativas como o órgão vem fazendo por meio da Gerência de Educação para o Trânsito.

“Esse trabalho de formiguinha tem um resultado extraordinário porque ele não é feito apenas em datas comemorativas, mas durante todo o ano. Dessa forma, passamos a exercer uma função importante como educadores do trânsito”, disse ele.

4

Carlos Alberto Peixoto afirmou que em uma das empresas atendidas pela SMTT, o índice de acidentes com motoristas passou a zero, isto é, a empresa não contabilizou nenhum acidente depois da realização de palestras para os funcionários do setor de transporte.

“Ficamos muito felizes com resultados como este porque mostra a importância do nosso trabalho e o respeito que as pessoas estão tendo com elas mesmas no trânsito da cidade e das rodovias por onde andam em Alagoas e em outros estados”, disse Carlos Alberto.

Imagem17

No relatório apresentado pela equipe da GET, consta participação da SMTT em SIPATs, que são as Semanas Internas de Prevenção de Acidentes realizadas dentro das empresas como Distribuidoras SPessoa, Vieira, Mervil, Vieira Atacado, Mercomplas, Rede Conecta, Real Arapiraca, Araforros, Eletrobras, Mesa Brasil Sesc, entre outras.

Além de entrevistas para a imprensa, principalmente nas rádios locais, a equipe da SMTT participou de eventos no Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) e de treinamento para condutores do Transporte Escolar da Secretaria Municipal de Educação (Semed), da Prefeitura de Arapiraca.