Saúde

Nova lista de medicamentos do SUS inclui remédios oncológicos e hospitalares

Com o incremento, a lista contará com, no mínimo, 1.098 medicamentos e insumos, a última trazia uma lista com 869 itens.

Por 7 Segundos Arapiraca com Assessoria 26/10/2017 11h11
Nova lista de medicamentos do SUS inclui remédios oncológicos e hospitalares
Nova lista de medicamentos do SUS inclui remédios oncológicos e hospitalares. - Foto: Assessoria

 

Gestores, profissionais de saúde, usuários e órgãos de controle do país contarão com uma nova lista de medicamentos essenciais ofertados no Sistema Único de Saúde (SUS). Na próxima versão da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename) - que será lançada durante VII Fórum Nacional de Assistência Farmacêutica, nos dias 30 e 31 de outubro, em Maceió - foram reincluídos medicamentos indicados para a assistência hospitalar e oncológica, fora da relação desde 2010. Além disso, a lista trará a disponibilidade de medicamentos por níveis de atenção e cuidado.

A Rename padroniza os medicamentos indicados para a assistência no SUS. É um instrumento dinâmico, disponível online, atualizado permanentemente e publicado a cada 2 anos. Com o incremento, a Rename contará com, no mínimo, 1.098 medicamentos e insumos, a última trazia uma lista com 869 itens.

A novidade da nova lista é a inclusão de medicamentos oncológicos e hospitalares disponíveis no SUS. Com a reinserção dessas áreas, a nova Rename apresentará um aumento de 25% dos medicamentos oferecidos à população.

Nas últimas edições, a lista atendia a critérios técnicos do Ministério da Saúde de acordo com o financiamento da assistência farmacêutica, dividida por: básicos, estratégicos e especializados. Com a mudança, a nova relação organiza os itens por linhas de atenção e cuidado, direcionando a oferta entre: atenção básica, atenção especializada ambulatorial, hospitalar e oncológica.

“A mudança trará benefícios significativos, não só para médicos e gestores públicos, com melhor orientação de fármacos para tratamentos específicos, mas principalmente para o cidadão, que poderá saber, pela lista, onde retirar o medicamento desejado”, explicou Marco Fireman, Secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos

O FÓRUM: Alagoas será sede do VIII Fórum Nacional de Assistência Farmacêutica no SUS, que tem o objetivo de reunir as assistências farmacêuticas de todo País para discutir amplamente a Política Nacional de Assistência Farmacêutica (PNAF) e promover a reflexão sobre os seus principais avanços e desafios do setor. O encontro, que acontece no Ritz Lagoa da Anta, será promovido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (SCTIE/ Ministério da Saúde) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde de Alagoas, a Secretaria Municipal de Saúde de Maceió, o Conselho Federal de Farmácia (CFF) e o Conselho Regional de Farmácia de Alagoas (CRF/AL).

Além do lançamento da nova Rename, questões como gestão e financiamento, sistemas de informação, programação e aquisição de medicamentos, informações sobre medicamentos e cuidado farmacêutico fazem parte da programação do Fórum, que contará com palestras, mesas redondas e mostra de experiências exitosas, além do evento paralelo “II Oficina sobre Assistência Farmacêutica no SUS”.