Agreste

População volta a protestar contra falta de água e interdita trecho da AL-115

O grupo afirma que só libera a via quando a Casal solucionar o problema.

Por 7 Segundos Arapiraca com Rádio Olho Web 26/10/2017 07h07
População volta a protestar contra falta de água e interdita trecho da AL-115
População volta a protestar contra a falta de água e interdita trecho da AL-115 - Foto: Rádio Olho Web

Um grupo de moradores voltou a interditar um trecho da rodovia AL-115, em Olho d`Água Grande, no Agreste de Alagoas, na manhã desta quinta-feira (26). Eles protestam contra a falta de água no município. De acordo com os manifestantes, o problema já completou 30 dias ou mais. 

Este mesmo trecho foi interditado por cerca de 200 pessoas no inicío desta semana, mais precisamente na segunda-feira, dia 23. A Casal, através da assessoria de imprensa, informou, algumas horas depois, que o abastecimento de Olho d’Água Grande já havia sido retomado e que a água iria chegar gradativamente na casa das pessoas ainda na segunda-feira, 23.

Mas, ao que parece, isso não aconteceu e a comunidade organizou uma nova mobilização nesta quinta (26).  Enquanto que a Companhia de Saneamento de Alagoas informou que está realizando manutenção na rede.

Um veículo que presta serviço à empresa foi retido pelo grupo na rodovia e só será liberado quando representantes da Companhia forem ao local. Mas os manifestantes garantiram a integridade física dos funcionários ocupantes do carro.  

O vereador Ednelson Carvalho informou que o problema é recorrente: “é muito difícil, uma calamidade total. A gente não tem água para lavar vasilha, tomar banho, até para cozinhar tem que recorrer a uma fonte local”, lamentou. 

Denúncia

Uma outra questão que vem sendo motivo de debate na rádio local é que alguns moradores desconfiam que a Casal deve estar fechando os registos para ter mais água para circular em cidades maiores, o que tem prejudicado mais de 7 mil usuários de Olho d'Água. 

O que disse a Casal, por meio de nota oficial, ao 7 Segundos: 

Em Olho D’água Grande, a deficiência no fornecimento de água decorre de algumas situações registradas nos últimos 30 dias. A principal delas é a redução de vazão do rio São Francisco, que compromete a captação de água bruta, no rio São Francisco, em São Brás. Mas vale destacar também que, nos dias 20 e 21 de outubro, a empresa parceira da Casal, Agreste Saneamento, precisou parar a captação para fazer uma dragagem, justamente em virtude da redução de vazão do rio. Também no fim de semana passado, ocorreu uma falta de energia programada em alguns municípios da região Agreste, o que agravou a situação.

Na segunda-feira (23), o abastecimento foi retomado, porém, ainda com dificuldade. Nesse momento, técnicos da Casal estão se deslocando até Olho D’água Grande, onde vão avaliar a situação e conversar com os moradores para dar uma previsão de quando o abastecimento será retomado em plenitude.

Atualizada às 08h56