Saúde

Cartilha reforça humanização no Hospital de Emergência do Agreste

Trabalho orienta pacientes, visitantes e acompanhantes

Por 7 Segundos Arapiraca com Assessoria 23/10/2017 15h03
Cartilha reforça humanização no Hospital de Emergência do Agreste
Cartilha orienta pacientes e acompanhantes no HE do Agreste - Foto: Assessoria

A acolhida no Hospital de Emergência Daniel Houly, em Arapiraca, está sendo reforçada com a criação da Cartilha de Orientação a Pacientes, Visitantes e Acompanhantes.

O manual foi elaborado pelo Grupo de Trabalho e Humanização (GTH) com apoio dos setores de Serviço Social, Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), Núcleo de Educação Permanente (NEP) e Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) do hospital referência para as regiões Agreste e Sertão de Alagoas.

De acordo com a assistente social Andréa Paula Lira, a cartilha foi adotada como uma forma de acolhimento para acompanhantes e visitantes durante o período em que o paciente estiver internado.

Ela explica que o manual fala de direitos e deveres das pessoas, como também das orientações acerca do funcionamento do hospital, a exemplo de horários de visitas e de troca, bem como da identificação de cada acompanhante.

Andréa Lira revela que a cartilha aborda ainda da segurança do paciente e traz orientações para o controle de infecção hospitalar, saúde do trabalhador, não mexer nos equipamentos médicos, entre outras regras.

A dona de casa Maria da Conceição Oliveira, de 54 anos, acompanha um sobrinho que sofreu fratura na perna por conta de uma queda de moto.

“O atendimento está sendo ótimo. Acho muito bom a gente receber essas informações, para respeitar as regras aqui do hospital e saber dos nossos direitos também”, declarou a acompanhante.