Educação

Transporte fragilizado não atende estudantes e professores, diz Jó Pereira

Precariedade do sistema influencia evasão escolar de universitários

Por 7 Segundos Arapiraca 23/10/2017 17h05
Transporte fragilizado não atende estudantes e professores, diz Jó Pereira
Deputada Jó Pereira fala ao 7 Segundos sobre evasão de universitários - Foto: Jânio Barbosa - 7 Segundos Arapiraca

Estudantes universitários que residem em cidades do interior estão desistindo da conquista do diploma por conta da precariedade do transporte para os locais onde estudam. Em Alagoas, Arapiraca concentra a maior quantidade de jovens que saem de outros municípios para fazer a faculdade, pública ou particular.

Preocupadas com o crescimento da evasão escolar, instituições de ensino de nível superior, técnico e médio (Ufal, Uneal, Ifal, Cesmac e outras) debateram o tema durante audiência pública realizada em Arapiraca nesta segunda-feira (23), na sede do SESI/Senai, iniciativa realizada em parceria com a Assembleia Legislativa Estadual (Ale) e a Associação dos Municípios Alagoanos (Ama).

“É muito importante porque nós lutamos muito para a expansão do campus universitário em Alagoas e conseguimos. Agora as instituições de ensino têm dificuldade de manter os cursos em funcionamento em razão da elevada taxa de evasão, principalmente dos alunos do interior do Estado de Alagoas”, destacou a deputada Jó Pereira ao repórter Jânio Barbosa, do 7 Segundos.

“Nós sabemos que têm alguns municípios que investem muito forte na questão do transporte estudantil, mas hoje nós temos uma rede de transporte intermunicipal extremamente fragilizada e chegou a hora de abrir essa discussão”, acrescentou a parlamentar, explicando que as linhas de transporte alternativo autorizadas pela Arsal não atendem as necessidades de estudantes e professores.

“O que dificulta não é o acesso, o grande entrave está na condição de conclusão do curso”, frisou Jó Pereira, ressaltando que não é obrigações dos municípios investir prioritariamente no ensino superior. De acordo com a legislação, prefeituras devem priorizar a assistência para educação infantil e o ensino fundamental.

Confira abaixo a entrevista, na íntegra, da deputada Jó Pereira ao 7 Segundos.

Áudios

Áudio de Joesley Batista com Ricardo Saud