Educação

Evasão escolar por falta de transporte para universitários é discutida em Arapiraca

Audiência pública realizada nesta segunda-feira (23)

Por 7 Segundos Arapiraca 23/10/2017 13h01
Evasão escolar por falta de transporte para universitários é discutida em Arapiraca
Audiência pública discute transporte para estudantes universitários - Foto: Divulgação ALE

Pesquisa realizada em todo território nacional revela que mais da metade dos estudantes universitários dependem do transporte coletivo para cursar a faculdade. Em Alagoas – estado onde mais de 20% das pessoas com mais de 15 anos de idade são analfabetas -, o percentual de jovens que também dependem do sistema público de transporte deve ser maior do que os 52% apontados na amostra nacional.

A necessidade de investimento em mobilidade para assegurar a conquista do diploma acadêmico foi destacada por Valéria Correia, reitora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

“Essa é uma das condições principais, além do auxílio moradia, porque 76,6% dos estudantes de universidades públicas são de família com renda per capita de, no máximo, 1,5 salário mínimo”, explicou a reitora da Ufal antes do início da audiência pública que debateu o tema nesta segunda-feira (23), em Arapiraca.

Valéria Correia frisou ainda que o programa nacional de assistência estudantil não cobre transporte e que o objetivo da audiência é sensibilizar o governo estadual e as prefeituras sobre o problema que frustra a conquista do sonhado diploma.

“O grande entrave está na condição de conclusão do curso, muitas vezes o estudante é o primeiro e único jovem de uma família com acesso ao ensino superior”, enalteceu Valéria Correia sobre a condição que alcança 65% dos casos, conforme dados de amostra nacional sobre o problema qye também causa evsão entre estudantes de instituições privadas.

A audiência pública é resultado de parceria entre Ufal, Ifal, Cesmac, Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) e Associação dos Municípios Alagoanos (AMA).