Educação

Jovens cientistas alagoanos participam da maior feira tecnológica da América Latina

O evento terá representantes de 20 países e de todos os estados brasileiros.

Por 7 Segundos Arapiraca com Assessoria 21/10/2017 08h08
Jovens cientistas alagoanos participam da maior feira tecnológica da América Latina
Mostratec é considerada a maior feira de ciência e tecnologia da América Latina - Foto: Divulgação

Alunos de Arapiraca e Cacimbinhas, municípios no Agreste de Alagoas, representam o Estado na 32ª Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), em Novo Hamburgo (RS), entre os dias 23 e 27 de outubro.

O evento, que vai acontecer no centro de eventos da Fenac, é considerado a maior feira de ciência e tecnologia da América Latina para jovens cientistas do ensino fundamental, médio e técnico.

Cerca de 20 países e representantes de todos os estados brasileiros participarão da Mostra, que é de responsabildiade e organização da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha.

É Alagoas!

A estudante Valdenice Maria da Silva apresenta um estudo comparativo do uso de biofertilizante aeróbio nos cultivos de coentro e feijão. Os resultados obtidos pela aluna da Escola Estadual Muniz Falcão, em Cacimbinhas (AL), mostram um incremento na produtividade a partir do uso do fertilizante. O trabalho foi orientado pelos professores Jenivaldo Lisboa de Araújo e Denis Uiliam Cândido do Carmo.

Da mesma escola outro projeto representa a cidade de Cacimbinhas. Os alunos Paulo Antônio Neves de Oliveira, Isaías Victor Melo dos Santos e Amanda Ferro de Melo fizeram uma avaliação do efeito clarificante de um creme dental produzido a base juá. Eles também tiveram a orientação do professor Jenivaldo Lisboa de Araújo com coorientação do professor André Pereira de Souza.

Representando Arapiraca (AL), os estudantes Gabriel Soares da Silva e Clarice Soares Alcântara apresentam uma pesquisa na qual desenvolveram um suplemento alimentício natural para aves de corte a partir das sementes da jaca e da erva daninha beldroega. Eles contaram com o apoio das professoras Nadja Maria Alves de Souza e Etelvina Janiete Barros Carnaúba Veras, da Escola Estadual de Educação Básica Professora Izaura Antônia de Lisboa

Também dessa escola, as estudantes Wanessa Kelly de Lima, Maria Carolyne Lopes Lima e Maria Beatriz de Macedo Góis de Barros apresentam uma pomada desenvolvida a partir de de espécies vegetais, para cicatrização das lesões cutâneas contraídas pelos portadores de diabetes. Elas tiveram com a orientação dos professores Nadja Maria Alves de Souza, Kelly Barbosa da Silva e Geovanne Leite de Carvalho

Mostratec

A Mostratec reúne jovens cientistas entre 14 a 20 anos de idade de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal. Nesta edição da feira serão apresentados 670 projetos (420 da Mostratec e 250 da Mostratec Júnior) distribuídos em 13 diferentes áreas.

Além do Brasil, participam estudantes de 19 países: África do Sul, Argentina, Cazaquistão, Chile, China, Colômbia, Dinamarca, Espanha, Índia, Indonésia, Itália, Luxemburgo, México, Paraguai, Peru, Tunísia, Turquia, Ucrânia e Uruguai.

Paralelamente ocorrem a Mostratec Júnior (para estudantes do ensino fundamental), o Seminário Internacional de Educação Tecnológica (Siet), os Jogos Mostratec, a Corrida Mostratec – Feevale – Sesc e o Festival Maker Mostratec de Robótica.

A Mostratec acontece entre os dias 23 e 27 de outubro, na Fenac, em Novo Hamburgo (RS). A feira vai estar aberta ao público nos dias 24, 25 e 26 de outubro das 13h30 às 21h, com entrada franca. Os organizadores estimam receber público visitante de 40 mil pessoas.

Mais informações em www.mostratec.com.br.

ESCOLAS E PROJETOS DO AGRESTE ALAGOANO

Escola Estadual Muniz Falcão

Projeto: Estudo comparativo do uso de biofertilizante aeróbio nos cultivos de coentro (Coriandrum sativum L.) e feijão (Phaseolus vulgaris L.)

Aluna: Valdenice Maria da Silva

Orientadores: Jenivaldo Lisboa de Araújo e Denis Uiliam Cândido do Carmo

Escola Estadual Muniz Falcão

Projeto: Avaliação do efeito clarificante de um creme dental produzido a base juá (Ziziphus joazeiro M.)

Alunos: Paulo Antônio Neves de Oliveira, Isaías Victor Melo dos Santos e Amanda Ferro de Melo

Orientadores: Jenivaldo Lisboa de Araújo e André Pereira de Souza

Escola Estadual Professora Izaura Antonia de Lisboa

Projeto: Produção de pomada a partir de espécies vegetais, para cicatrização das lesões cutâneas contraídas pelos portadores de diabetes

Alunas: Wanessa Kelly de Lima, Maria Carolyne Lopes Lima e Maria Beatriz de Macedo Góis de Barros

Orientadores: Nadja Maria Alves de Souza, Kelly Barbosa da Silva e Geovanne Leite de Carvalho

Escola Estadual Professora Izaura Antonia de Lisboa

Projeto: Elaboração de suplemento alimentício natural para aves de corte a partir das sementes da jaca (artocapus heterophyllus) e da erva daninha beldroega (portulaca oleracea)

Alunos: Gabriel Soares da Silva e Clarice Soares Alcântara

Orientadores: Nadja Maria Alves de Souza, Etelvina Janiete Barros Carnaúba Veras