Comunidade

Cinquenta famílias quilombolas são contempladas com casas e cisternas

Cada residência foi feita em alvenaria, tem dois quartos, sala, banheiro, cozinha e terraço.

Por 7 Segundos Arapiraca com Assessoria 21/10/2017 07h07
Cinquenta famílias quilombolas são contempladas com casas e cisternas
Cinquenta famílias quilombolas são contempladas com casas e cisternas - Foto: Assessoria

O prefeito Júlio Cezar participou, nesta sexta-feira (20), da entrega de 50 casas com cisternas aos moradores do assentamento quilombola, do Povoado de Tabacaria, zona rural de Palmeira dos Índios, município localizado no Agreste de Alagoas. Agora, as famílias terão mais dignidade, pois vão passar a morar em casas e abandonar os barracos de lona em que viviam.

Os imóveis fazem parte de uma antiga reivindicação da comunidade e foram construídos a partir de uma emenda parlamentar do deputado federal Paulo Fernandes, o Paulão, em parceria com o Instituto Nordestino de Cidadania e Moradia Popular (Habitar), a Caixa Econômica Federal e a prefeitura.

Cada residência foi feita em alvenaria, com um total de 74,25m² de área coberta e 49m² de área construída, tem dois quartos, sala, banheiro, cozinha e terraço, e propiciará também novas condições de reserva e captação de água, viabilizadas em cada residência através de uma cisterna de 16 mil litros que vai minimizar o impacto das estações secas

“Eu morava há doze anos em casa de lona com outras quatro pessoas da minha família e perdemos tudo que tínhamos por causa das chuvas fortes que caíram. Aqui, sobrevivemos do que plantamos e colhemos e da troca de alimentos que fazemos com os nossos vizinhos, além da ajuda que recebemos dos governos estadual e municipal. Agora, podemos dizer que somos felizes, pois graças a Deus, e aos homens aqui na terra que nos ajudam, pudemos realizar o sonho de morar em uma casa de verdade”, disse a agricultora Teresinha Rosa da Silva.

O líder comunitário da Tabacaria Sr. Amaro Félix disse que o dia 20 de outubro de 2017 ficará marcado na memória de cada morador da Tabacaria.

“Este é um dia muito esperado pela comunidade. Estas moradias eram muito aguardadas e só temos a agradecer a Deus, as autoridades e ao prefeito Júlio Cezar, que inicia seu mandato trabalhando por nós, que tanto sofremos com as coisas que nos faltam. Temos a certeza de que o melhor ainda está por vir para a Tabacaria. Agora, as famílias podem ter mais dignidade com as casas de alvenaria construídas e cedidas para os moradores que viviam em casas de lona e taipas. Sofremos, mas valeu a pena”, destacou.

O prefeito Júlio Cezar disse que esteve recentemente com o deputado Paulão em Brasília e falou da parceria dele com o município.

“O Paulão nunca se negou a nos ajudar desde que fui eleito prefeito de Palmeira. Por questão de gratidão, esta luta tem a participação do Paulão. O Instituto Habitar, por meio da Maria e do João, com a Unel, a Caixa, a Câmara, o Paulão, a prefeitura e a comunidade nos trouxe a honra de inaugurarmos hoje estas casas. A nossa participação é pequena, pois temos apenas dez meses de gestão”, disse Júlio Cezar.

O prefeito afirmou, ainda, que as políticas públicas sempre foram negadas à Tabacaria. “As políticas públicas sempre foram negadas à Tabacaria. O direito e a justiça foram tirados da comunidade há muito tempo e está na hora de trazemos escola para cá, pois é a educação que vai transformar cada um que vive aqui. Este é um momento que ficará marcado em cada um de nós. Vale lembrar que ainda faltam outras trinta casas que, em breve, também serão entregues a quem mais precisa”, finalizou.

Estiveram presentes na solenidade de entrega das casas representantes do Governo do Estado, do Ifal, Uneal e Ufal, Caixa Econômica Federal, Instituto Habitar, Emater, Defesa Civil do município, Movimento Quilombola, igrejas evangélicas, secretários municipais, vereadores e moradores da região.