Agricultura

PAA inicia entrega de alimentos para entidades cadastradas

Por Assessoria 18/10/2017 07h07
PAA inicia entrega de alimentos para entidades cadastradas
PAA inicia entrega de alimentos para entidades cadastradas - Foto: Assessoria

Na manhã dessa terça-feira (17) entidades cadastradas no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) começaram a receber os alimentos produzidos pelos pequenos agricultores de Arapiraca. Essa foi a primeira etapa do programa em 2017 e até o final do estarão sendo contempladas 41 instituições cadastradas no programa.

No município, o PAA é coordenado pela Prefeitura, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. Semanalmente, os alimentos são entregues pelos agricultores familiares na sede do Programa, localizada no Bairro Brasília. A expectativa é que até o final do ano sejam recebidas mais de 280 toneladas de alimentos, entre frutas, hortaliças, tubérculos, leguminosas e doces.

Uma das primeiras instituições a receber os alimentos foi o Grupo Espírita André Luiz, entidade sem fim lucrativo que, todas as quintas-feiras, distribui sopa com a população carente da comunidade Manoel Teles. O grupo também distribui alimentos com famílias cadastradas.

De acordo com a presidente da instituição, Ana Cristina Ferreira Lessa, os alimentos repassados pelo PAA são de fundamental importância para saciar a fome dos mais necessitados.

Quem também esteve presente para buscar os alimentos foi o gastrônomo do Restaurante Popular, Diogo Omena, que elogiou a qualidade dos produtos da agricultura familiar. “Aqui os alimentos são de excelente qualidade, ideais para a nossa produção diária”, frisou o chefe gastrômico.

Para a etapa 2017 o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) tem garantido R$ 1,2 milhão para a compra familiar em Arapiraca e cada agricultor pode vender até R$ 6.500 por ano.