Cultura

Festival de Cinema de Penedo traz ator Irandhir Santos para Alagoas

Escritor Doc Comparato também participa do evento

Por 7 Segundos Arapiraca com Divulgação 17/10/2017 14h02
Festival de Cinema de Penedo traz ator Irandhir Santos para Alagoas
Ator Irandhir Santos é um dos convidados para o Festival de Cinema de Penedo - Foto: Divulgação

Um dos grandes atores do cenário audiovisual do país, Irandhir Santos estará presente no Circuito Penedo de Cinema, que será realizado de 6 a 11 de novembro, em Penedo, município alagoano situado na região do Baixo São Francisco.

A divulgação foi feita durante o lançamento da programação oficial realizado na noite da última segunda-feira (16) no Centro Cultural Arte Pajuçara, em evento aberto ao público. Irandhir participará de um bate-papo sobre o filme Tatuagem, junto ao diretor Hilton Lacerda, logo após a exibição do longa-metragem na Praça 12 de Abril, a partir das 22h, no último dia do evento.

Outro nome do cenário nacional, a atriz Clarisse Abujamra também estará presente no Circuito. Ela participará de um bate-papo sobre o filme Como Nossos Pais, que também será exibido para o grande público na Sala de Exibições, na Praça 12 de Abril, a partir das 20h do primeiro dia do evento (6).

Ainda na programação, o ator e escritor Doc Comparato fará o master class O audiovisual dos anos 80 à virada do século.

A atividade será na Casa da Aposentadoria, das 14h30 às 17h na terça-feira (7). No mesmo local, ocorrerá a Conferência de Encerramento sobre Políticas Públicas para o Audiovisual com a diretora-presidente da Agência Nacional do Cinema (Ancine), Debora Ivanov, às 14h do sábado (11).

O coordenador geral do Circuito Penedo de Cinema, Sérgio Onofre, fez uma breve apresentação do evento, destacou a importância dos parceiros e deixou um recado aos presentes: “Peçam mais cinema. Cinema educa, cinema areja a mente. Um salve ao cinema brasileiro”, disse Onofre, sob aplausos dos presentes.

Outros destaques da programação

A Sala de Exibição, localizada na Praça 12 de Abril, será o local onde ocorrerão todas as mostras de filmes. Da terça (7) até a quinta (9), haverá a 4ª Mostra Velho Chico de Cinema Ambiental, sempre das 14h às 16h, com filmes relacionados à temática do meio ambiente e debates com pesquisadores da área. A Mostra conta com total apoio do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), um dos patrocinadores do Circuito.

De terça (7) a sexta (10), o público poderá assistir às Mostras Competitivas Universitária e Brasileira, onde serão exibidos 30 filmes, a partir das 19h. Pelas manhãs, o local será palco para a programação voltada às crianças. De quarta (8) a sexta (10), sempre das 9h às 11h, será a vez da Mostra de Cinema Infantil, que reúne os pequenos das redes particular e pública de ensino da região.

No sábado (11), ocorrerá a apresentação dos trabalhos acadêmicos na Casa da Aposentadoria, no horário das 8h às 12h. Ainda no mesmo dia e horário, acontecem outros dois eventos simultâneos: a Reunião dos Cineclubes Alagoanos no Clube de Pesca de Penedo (Capespe) e o Espaço para Reuniões de Trabalho e Setoriais no Centro de Extensão Universitária (CEU).

Além disso, diversas oficinas pela manhã, master class e mesas-redondas na faixa vespertina – todos com temáticas variadas – complementam a programação do evento.

E assim como ano passado, a programação do Circuito Penedo de Cinema também contará com apresentações musicais nos fins de noite. Na quinta (9), Lambertos e Lara Melo abrem os trabalhos. Na sexta (10), Janu e o grupo Olha o Xote continuam a programação e no sábado (11), após a solenidade de premiação dos vitoriosos, apresentam-se as atrações Batuque Sururu, Wilson Santos e Orquestra de Tambores e Jurandir Bozo.

Realização

O Circuito Penedo de Cinema acontecerá de 6 a 11 de novembro em Penedo (AL) e é realizado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas (Secult), e pelo Instituto de Estudos Culturais, Políticos e Sociais do Homem Contemporâneo (IECPS), com patrocínio do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) e da Prefeitura de Penedo.

Para ver a programação completa, basta acessar o site do Circuito Penedo de Cinema.