Marcou e não foi

Mulheres não comparecem a exames e consultas agendados durante o Outubro Rosa

Assistência para usuários do SUS é prejudicada por falta de compromisso de pacientes

POR: Fernando Vinícius/7 Segundos
Mulheres perdem consultas e exames ofertadas no Outubro Rosa
Imagem ilustrativa

Mulheres que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) deveriam aproveitar as raras oportunidades de realizar exames e/ou consultas com médicos especialistas, concorda?

A resposta afirmativa é óbvia, mas a realidade cotidiana derruba a lógica das batalhas dos que dependem da precariedade do serviço público.

O desperdício da oportunidade aconteceu em Penedo, município localizado na região do Baixo São Francisco, onde a ausência em consultas e exames e o consequente prejuízo às pacientes foi revelada ao repórter Rafael Medeiros por Karina Omena, diretora do setor de atenção especializada da Secretaria Municipal de Saúde.

“Nós tivemos 14 agendamentos de exame de mamografia, com disponibilização de van climatizada saindo às 9h de Penedo para o município de Teotônio Vilela, mas infelizmente só uma ou duas estavam disponíveis para ir”, lamentou a diretora sobre o problema ocorrido na primeira semana do Outubro Rosa.

Como o mamógrafo do Centro de Diagnóstico do município quebra com frequência, a Secretaria de Saúde de Penedo disponibilizou o exame de imagem em Teotônio Vilela.

Para aproximar o serviço das pacientes, uma clínica particular foi contratada pelo município para oferecer 15 mamografias por dia durante este mês, conforme informou a diretora que também lamentou a ausência de pacientes em consulta com mastologista.

Das 50 mulheres que deveriam ter sido examinadas com a especialista, apenas 36 compareceram na data marcada.

“Cadê essas mulheres? Se você não pode ir, não tem disponibilidade para o dia da consulta, desmarque, avise antes, peça para remarcar porque quando a consulta é confirmada e a pessoa falta, a vaga se perde”, explicou Karina Omena.

consulta exame mamografia Outubro Rosa Penedo

Veja Também

Comentários