Saúde

Técnicos municipais são capacitados sobre monitoramento vacinal

Por Assessoria 11/10/2017 20h08
Técnicos municipais são capacitados sobre monitoramento vacinal
Sesau é responsável pela liberação dos remédios - Foto: Reprodução/ Internet

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) capacitou técnicos dos 102 municípios para a realização do monitoramento da Campanha de Multivacinação, encerrada no último dia 22 de setembro. A ação foi realizada nesta quarta-feira (11), no auditório do Centro Universitário Cesmac, no bairro Farol, em Maceió.

Segundo assessora do Programa Nacional de Imunização em Alagoas (PNI), Juliana Nunes, o treinamento forneceu informações para que os municípios realizem o monitoramento, averiguando quantos alagoanos maiores de seis anos e menores de 15 ainda necessitam atualizar o calendário vacinal. “O monitoramento é importante para verificarmos quem ainda necessita fazer a atualização, para mantermos erradicas várias doenças”, salientou.

Também presente à capacitação, a gerente estadual de vigilância e controle das doenças transmissíveis, Danielle Castanha, lembrou que os municípios terão uma semana, a partir do próximo dia 18, para fechar os dados do monitoramento. “Com a consolidação dos dados, poderemos avaliar o êxito da Campanha de Multivacinação”, reforçou.

A Campanha de Multivacinação teve como meta a atualização do calendário vacinal e as vacinas continuam disponíveis nos postos de saúde de todo o Estado. “Os pais devem levar seus filhos, munidos da caderneta de vacinação, e realizar a atualização vacinal. Esse é um gesto de amor que protege as crianças de diversas doenças, como o sarampo, por exemplo”, destacou Juliana Nunes.