Alagoas

Justiça permite reajuste em plano de saúde dos servidores estaduais

A decisão foi publicada no Diário da Justiça dessa segunda-feira (9)

Por 7 Segundos Arapiraca com TJ Alagoas 10/10/2017 13h01
Justiça permite reajuste em plano de saúde dos servidores estaduais
decisão - Foto: TJ/AL

O desembargador Tutmés Airan de Albuquerque Melo, do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), suspendeu decisão de primeiro grau que impedia reajuste de 23,44% no valor do plano de saúde fornecido pela Fundação de Seguridade Social (Geap) aos servidores estaduais.

A decisão foi publicada no Diário da Justiça desta segunda-feira (9).

A Geap alegou que é uma operadora de plano de saúde na modalidade de autogestão, sem fins lucrativos e que os reajustes são sempre aplicados com o objetivo de gerar o menor custo possível aos beneficiários, mas de maneira que garanta a saúde financeira da entidade.

Segundo a Geap, caso o reajuste não seja aprovado, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) não aprovará o plano de saneamento, que já foi submetido ao órgão regulador.

Afirmou ainda que não havia sido deferido sequer o reajuste de 13,57% autorizado pela ANS para os planos individuais, reajuste que, ainda assim, não reflete a realidade financeira da entidade, que teria que fechar suas portas e deixar de prestar assistência a mais de 600 mil pessoas.

De acordo com o desembargador Tutmés Airan, a decisão de primeiro grau não enfrentou a questão que foi trazida aos autos e não mencionou o motivo pelo qual o juiz considera haver probabilidade do direito no pedido de suspensão do reajuste.

A decisão de primeira instância, da 1ª Vara Cível da Capital, foi proferida em ação ajuizada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Seguridade Social e Trabalho de Alagoas (Sindprev), com o objetivo de pedir a revisão do reajuste aplicado pelo plano de saúde.

Matéria referente ao processo de nº 0804503-10.2017.8.02.0000