Alagoas

Empresas alagoanas vencem prêmio nacional de competitividade

Primeiro lugar nas categorias Comércio e Destaque Inovação

Por 7 Segundos Arapiraca com Sebrae Alagoas 09/10/2017 15h03
Empresas alagoanas vencem prêmio nacional de competitividade
Crise estimula alagoanos a empreender; AL registra a criação de 1.692 empresas em julho - Foto: Divulgação

Novamente, deu Alagoas no alto do pódio das melhores empresas do país.

Mais um ciclo do Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas, o MPE Brasil, se encerrou e coroou o trabalho de duas empresas alagoanas durante a cerimônia nacional de premiação, realizada na última quarta-feira (04), na sede do Sebrae Nacional, em Brasília.

A Pisebem Pisos e Revestimentos, de Delmiro Gouveia, no Sertão alagoano, levou o prêmio na categoria Comércio.

Já a Ilhasoft, de Maceió, ganhou na categoria Destaque Inovação e ainda foi finalista na categoria Serviços de TI.

Outra empresa alagoana também foi reconhecida com o segundo lugar na categoria Serviços de Saúde, a Vida Bella, de Arapiraca.

O foco da Pisebem é a venda de pisos, revestimentos internos, externos, pastilhas e porcelanato. Já a Ilhasoft trabalha com o desenvolvimento de aplicativos para iPhone, iPad, Android e Windows Phone.

Ambas superaram mais de 66 mil empresas candidatas de todos os estados brasileiros, após análise por parte dos avaliadores do MPE Brasil das respostas do questionário de autoavaliação e gestão preparado com base nos critérios do Modelo de Excelência da Gestão (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).

Adriana Spenner, analista da Unidade de Relacionamento Empresarial (URE) do Sebrae em Alagoas, que, na cerimônia, também ganhou o prêmio de Coordenadora Destaque, ressaltou o sentimento ao ver empresas do estado ganhando o título de referência nacional nos quesitos gestão e competitividade.

“Muito nos orgulha ver que Alagoas vem se destacando entre as micro e pequenas empresas de todo o Brasil, mostrando que podemos, sim, ser exemplo em gestão e competitividade, apesar de todas as adversidades. Alagoas, um estado pequeno, tem se mostrado um gigante capaz de grandes feitos”, afirmou Adriana.

A analista da URE também avaliou os diferenciais competitivos dos empresários locais, frente às exigências e dificuldades, sejam da capital ou do interior. “O empresário alagoano tem garra e criatividade para superar os desafios. O empenho e a dedicação em estruturar a gestão de suas empresas têm seu mérito reconhecido. E, com certeza, o grande diferencial está na dedicação às pessoas. As empresas do interior não diferem disso e estão no mesmo patamar das empresas da capital e, com os resultados alcançados no Prêmio MPE, mostram que estão no mesmo patamar das empresas de qualquer parte do Brasil”, concluiu.

Luiz Otávio Gomes, presidente do Movimento Alagoas Competitiva (MAC), apontou que esse destaque dos empresários alagoanos no cenário nacional, algo que vem se repetindo nos últimos anos, é uma prova inequívoca da capacidade de gestão dos empreendedores do estado.

“Para mim, ser um empresário de sucesso é fazer uma gestão corporativa buscando sempre a inovação. Os empresários alagoanos estão aplicando essa máxima e, com isso, vêm se tornando altamente competitivos. Os resultados positivos acontecem naturalmente, e nos últimos anos isso tem sido uma constância. O MAC sente-se vitorioso por ser, juntamente com o Sebrae, parte integrante dessas conquistas”, declarou Luiz Otávio.

Vencedores

Além das empresas alagoanas, o MPE Brasil premiou os seguintes negócios: categoria Serviços de Educação – Centro de Educação Infantil Pueri Dei, de Vila Velha (ES); Serviços de Saúde – Insemine, de Porto Alegre (RS); Serviços de Tecnologia da Informação – Gold System Consultoria e Assessoria de Sistema, de São José do Rio Preto (SP); Indústria – Eletromatrix Indústria Galvânica, do Rio de Janeiro (RJ); Serviços de Turismo – Sollievo Hotel, de Telêmaco Borba (PR); Serviços – Renova Auto Serviços, de Serra (ES); Destaque de Boas Práticas de Responsabilidade Social – Autocenter Ferpau, de Parnaíba (PI).

O Prêmio MPE Brasil foi promovido pelo Movimento Brasil Competitivo (MBC), Sebrae Nacional e Gerdau, com o apoio técnico da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). Em Alagoas, a etapa estadual do Prêmio MPE Brasil – Ciclo 2016 foi uma realização do Sebrae em Alagoas e Movimento Alagoas Competitiva (MAC).