Educação

Parceria entre governos melhora aprendizagem de estudantes

Município atingiu o 3º melhor Ideb de Alagoas em 2015

Por 7 Segundos Arapiraca com Prefeitura de Campo Alegre 08/10/2017 11h11
Parceria entre governos melhora aprendizagem de estudantes
Maratona de aprendizagem em Campo Alegre - Foto: Divulgação

Campo Alegre é um município geograficamente mediano, entretanto desde a primeira gestão da Prefeita Pauline Pereira, tem se tornado pedagogicamente grande: em 2015, o município alcançou o 3º terceiro melhor Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (IDEB) de Alagoas.

As mudanças pedagógicas que permitiram o avanço dos índices têm a ver com o investimento na formação continuada e com o fortalecimento da gestão escolar. Além disso, Campo Alegre ganhou o reforço do Programa Escola 10, desenvolvido pelo governo estadual em parceria com os municípios.

Com objetivo elevar a qualidade de ensino das escolas públicas, a parceria reforça o projeto já implantado em Campo Alegre, o “Todos Pela Aprendizagem, Juntos Vamos Alcançar a Nossa Meta”.

Os frutos dos investimentos em Educação no município, já comprovados com a melhor do Ideb de Campo Alegre, também foram visíveis durante a 2ª etapa da Maratona de Aprendizagem 2017. Realizada entr os dias 03 e 06, a competição divertida e educativa reuniu estudantes das 44 turmas dos 5º e 9° anos das 14 escolas da rede municipal.

A maratona de aprendizagem permite a revisão e consolidação do aprendizado dos estudantes com os descritores estudados no período de março a setembro em Língua Portuguesa e Matemática.

A secretária de educação de Campo Alegre, professora Graciene Alencar, comentou sobre a realização das ações.

“Hoje é possível determinar o que torna uma cidade pedagogicamente inovadora, e o que outras podem fazer para se tornar uma. É porque existem instrumentos de avaliação que se debruçam sobre a realidade escolar brasileira, são ferramentas como o IDEB que mensuram como as escolas estão formando seus estudantes e as maratonas realizadas em nosso município, desde 2015, visam preparar melhor os alunos para a Prova Brasil, motivá-los a se dedicarem cada vez mais aos estudos e consequentemente elevarem o índice de aprendizagem”, destacou.

“A nossa gestora, a Prefeita Pauline Pereira, sabe bem disso e é por isso que nos incentiva e nos proporciona o necessário para podermos fazer sempre mais para atingir os nossos objetivos. Por isso, a gestão municipal, toda a SEMED, equipe gestora, professores, alunos e toda a comunidade estão envolvidos nos projetos”, explicou a secretária.