Alagoas

Represas de Xingó e Sobradinho liberam menor vazão da história do Velho Chico

Redução no maior reservatório da bacia iguala média já praticada entre Alagoas e Sergipe

Por 7 Segundos Arapiraca com CBHSF 07/10/2017 11h11
Represas de Xingó e Sobradinho liberam menor vazão da história do Velho Chico
Lago de Sobradinho está com menos de 5% da capacidade total - Foto: Internet

Mantida abaixo do mínimo necessário para a manutenção do seu equilíbrio, a vazão do Rio São Francisco ficará ainda menor. O volume liberado a partir da represa de Sobradinho, localizada na Bahia, vai o mesmo volume que já é praticado em Xingó: apenas 550 metros cúbicos por segundo.

A redução de vazão no maior reservatório de toda a bacia do Velho Chico – o de Sobradinho – passa a valer a partir da próxima semana, conforme informação divulgada pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF).

A decisão foi comunicada durante reunião na Agência Nacional de Águas (ANA) que avaliou as condições hidrológicas em toda a bacia do Rio São Francisco.

Apesar do inverno generoso em parte do Nordeste brasileiro, a previsão de chuvas para a região onde estão as nascentes do Velho Chico, em Minas Gerias, são desanimadoras. Com poucas chuvas no Alto São Francisco, a região “produtora” de água para a bacia.

Por conta desse quadro, a partir de segunda-feira (09), a vazão em Sobradinho será a mesma estabelecida para Xingó (550 m³/s).

O lago de Sobradinho está atualmente com menos de 5% de sua capacidade de armazenamento.