Educação

Governo entrega reformas de escolas em Arapiraca nesta sexta-feira (6)

Ao todo, 2.285 alunos serão beneficiados com melhorias das escolas.

Por Agência Alagoas 05/10/2017 10h10
Governo entrega reformas de escolas em Arapiraca nesta sexta-feira (6)
Governo entrega reformas de escolas em Arapiraca nesta sexta-feira (6) - Foto: Valdir Rocha

A cidade de Arapiraca estará em festa nesta sexta-feira (6) com a entrega de mais três reformas de escolas estaduais a partir das 9h. O governador Renan Filho e o vice-governador e secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa, entregam as reformas das escolas Lions Club, Adriano Jorge e Aurino Maciel. Ao todo, 2.285 estudantes serão beneficiados com as iniciativas.

“São três escolas tradicionais e cujas obras trazem muitos benefícios para muitos jovens arapiraquenses. Em julho, foram entregues reformas das escolas Manoel Lúcio e Moacir Teófilo e a recuperação do ginásio do Quintella Cavalcanti. Agora, dois meses depois, a Seduc entrega mais três escolas totalmente recuperadas”, frisa a gerente da 5ª Gerência Regional de Educação, Eliete Rocha.

Nova estrutura

Com 617 alunos e 10 salas de aulas, a Lions Club, no bairro Jardim Tropical, teve toda a sua estrutura física recuperada, a cozinha foi ampliada, novo refeitório e as salas ganharam aparelhos de ar condicionado. Além disso, a unidade foi contemplada com ginásio, cujas obras já estão avançadas.

“Com a reforma, passamos a contar com uma estrutura física digna e que atenderá as nossas demandas”, conta o diretor-geral Ivan Almeida. Este ano, a unidade começou a ofertar o ensino integral. “Tivemos uma procura muito grande da comunidade pelo ensino integral. Nossa previsão era formar três turmas, mas formamos quatro”, comemora a diretora adjunta Dagmar de Almeida.

Ainda mais bonita

Primeira escola estadual de Arapiraca e patrimônio tombado pelo município, a Escola Estadual Adriano Jorge não passava por uma reforma há 20 anos. Dentre os serviços empreendidos, estão substituição de revestimento, recuperação da rede elétrica, modernização dos laboratórios de matemática e ciências e instalação de espaços da acessibilidade para idosos e cadeirantes.

“Esta reforma é reivindicação antiga e chegou em boa hora, pois, apesar de sermos uma escola pequena, temos uma procura muito grande de toda a sociedade. Sempre soubemos que a Adriano era linda, mas agora, com essa nova pintura e fachada, as pessoas estão encantadas”, relata a diretora Valéria de Albuquerque.

Com sete salas de aula e 808 alunos matriculados do 6º ao 9º ano e no ensino médio regular noturno, a Adriano Jorge possui um dos melhores desempenhos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) entre as unidades da rede estadual.

Transformação

Quem também passou por uma revitalização em toda a sua estrutura foi a Escola Estadual Aurino Maciel, localizada no bairro Capiatã. A unidade de ensino, que conta com 860 alunos do 6º ao 9º ano e na Educação de Jovens e Adultos e Adultos (EJA) no ensino médio, ganhou nova coberta, estacionamento, rampas de acessibilidade, nova pintura e uma revitalização de seus jardins, que foram acrescidos de espaços de convivência. A escola também vai ganhar ginásio, com obras em estágio avançado.

“Nossa escola tem mais de 50 anos e nunca havia passado por uma reforma desse porte, apenas por pequenos reparos. Se tivesse que escolher uma palavra para resumir a atual realidade da escola, esta palavra seria mudança. Hoje, nossos alunos têm uma instituição de ensino mais bonita e confortável”, destaca o diretor adjunto Abdias Lúcio da Silva.

Obras

Nos últimos dois anos, o Governo de Alagoas já reformou quase todas as escolas estaduais de Arapiraca. Dentre as unidades previamente recuperadas, estão as escolas Izaura Antônia de Lisboa, Senador Rui Palmeira (Premen), Quintella Cavalcanti, Manoel Lúcio, Pedro Reis, Moacir Teófilo. A Escola Estadual Manoel André também passa por reformas.

A cidade, que antes só tinha um espaço para a prática esportiva, ganhou seis novos ginásios (escolas Izaura Antônia de Lisboa, Senador Rui Palmeira, Padre Jeferson, Pedro Reis, Arthur Ramos, Colégio Militar) e teve um de seus mais tradicionais espaços para a prática esportiva, o ginásio da Escola Estadual Quintella Cavalcanti, totalmente revitalizado e modernizado. Com os dois ginásios em construção (Aurino Maciel e Lions) e outro que está para ser licitado (Escola Costa Rego), serão nove ginásios até 2018.

A cidade teve o regime de ensino integral implantado em três escolas – Izaura Antônia de Lisboa, Senador Rui Palmeira e Lions – e foi contemplada com a primeira unidade do Colégio Tiradentes da Polícia Militar fora de Maceió.

Além disso, o município agrestino será beneficiado com a construção de um projeto pioneiro na rede pública estadual que unirá educação, esporte e cultura, fortalecendo ainda mais os laços entre escola e comunidade.

Denominado Centro de Educação Integral (CEI), o espaço que abrange as escolas estaduais Quintella Cavalcanti, Izaura Antônia de Lisboa e Pedro Reis contará com diversos equipamentos esportivos e culturais, a exemplo de pista de atletismo, piscina semiolímpica, campo de futebol society com grama sintética, três ginásios e auditório e concha acústica. A ideia do Governo de Alagoas é que o espaço beneficie não só os mais de cinco mil estudantes das três unidades de ensino, mas toda a população arapiraquense.