Tecnologia

Prefeitura de Campo Alegre entrega mais de 90 tablets para agilizar sistema de saúde

Por 7 Segundos Maceió 05/10/2017 15h03
Prefeitura de Campo Alegre entrega mais de 90 tablets para agilizar sistema de saúde
Agentes de saúde receberam tabletes, equipamentos de proteção e computadores na última quarta (4) - Foto: Reprodução

Em comemoração ao Dia do Agente Comunitário de Saúde e dos Agentes de Endemias, a Prefeitura de Campo Alegre a entrega de novos fardamentos, EPIs e kits de materiais de uso permanente para os agentes. Na ocasião todos os agentes de saúde receberam Tablets que serão utilizados no dia a dia, passando a ser um dos primeiros municípios do estado com o serviço totalmente informatizado contando com um sistema inovador para o registro de dados no e-SUS AB, do Ministério da Saúde. 

Ao todo foram entregues 95 tablets e mais 84 computadores e 45 impressoras que já foram entres e instalados em todas as Unidades Básicas de Saúde do município.Com o uso dos equipamentos gradativamente o uso de papel será eliminado, possibilitando mais agilidade no processamento dos dados e mais segurança na informação. 

Com o uso dos tablets, será possível consultar um banco de dados sobre a situação da saúde nos territórios em tempo real, trazendo informações relevantes sobre a cobertura da unidade de saúde.Desta forma, a gestão municipal terá condições de identificar o número de gestantes, idosos, acamados, pacientes de doenças crônicas na localidade e propor ações preventivas e de controle junto à população. A medida também pretende elevar a avaliação de Campo Alegre no Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), do Governo Federal.

O profissional Agente Comunitário de Saúde realiza atividades de prevenção de doenças e promoção da saúde, por meio de ações educativas em saúde realizada em domicílios ou junto às coletividades, em conformidade com os princípios e diretrizes do SUS.

Já o Agente de Combate às Endemias tem como atribuição o exercício de atividades de vigilância, prevenção e controle de doenças e promoção da saúde, desenvolvidas em conformidade com as diretrizes do SUS. Ou seja, esse profissional deve atuar nas ruas de uma comunidade prevenindo e ajudando a combater doenças que possam causar epidemia, cujas atividades são fundamentais para prevenir e controlar doenças como dengue, chagas, leishmaniose, malária, entre outras.