Tecnologia

Evento sobre tecnologia e segurança movimenta Arapiraca

Por 7 Segundos Arapiraca com Assessoria 02/10/2017 12h12
Evento sobre tecnologia e segurança movimenta Arapiraca
Evento sobre tecnologia e segurança movimenta Arapiraca - Foto: Divulgação

No último sábado (30), a sede da Universidade Norte do Paraná (UNOPAR) em Arapiraca, cidade no Agreste de Alagoas, recebeu um evento pioneiro sobre tecnologia na região. Organizado pela Legião Hacker Club, o ARAHacker Day teve como principal objetivo promover debates no setor de tecnologia e segurança, a fim de compartilhar conhecimentos e atingir melhores resultados nessas áreas.

A ideia de planejá-lo surgiu de forma simples e despretensiosa, numa reunião entre amigos no Arapiraca Garden Shopping, e acabou tomando vastas proporções. “Ela surgiu de um papo no shopping, a gente conversando e as ideias rolando tranquilamente e aí veio a ideia da Legião Hacker Club, de um espaço e um evento para promover a Legião também, e aí foi crescendo de uma forma gigante”, conta Adailton Pimentel, um dos organizadores do ARAHacker Day.

Para Aldenízio Santos, presidente da Legião Hacker Club, ainda há falta de incentivo e espaço para abordar essa temática na região. “É muito difícil a gente promover isso, principalmente no interior. Sempre que precisamos ir aos eventos temos que direcionar pra Maceió, o que torna os custos quase inviáveis”, conta.

Segundo ele, também é necessário o incentivo aos jovens para inseri-los nesse mercado de trabalho e conhecimento. Por isso, o ARAHacker Day abriu as portas para caravanas escolares e crianças a partir dos 7 anos. Dentre os atrativos para os pequenos, estavam as oficinas de confecção com materiais recicláveis, como carrinhos de madeira movidos a controle remoto e lanternas feitas a partir de canos plásticos.

A Legião também pretende desenvolver ações sociais em escolas públicas para promover um melhor aprendizado dos alunos na temática de programação e segurança, como também proporcionar uma maior segurança nas redes sociais. Ademais, participantes do evento foram orientados a levar, de forma voluntária, brinquedos para serem doados futuramente nessas escolas em comemoração ao dia das crianças.

O ARAHacker Day foi custeado por seus voluntários e patrocinadores. Portanto, o financiamento coletivo em troca de brindes como canecas e camisetas foi primordial. Participantes do evento receberão certificado digital de 12h.