Agreste

Servidores da Saúde protestam contra salário atrasado

Prefeito postou nas redes sociais garantindo o pagamento para sexta-feira, dia 29, o que não aconteceu.

Por 7 Segundos Arapiraca com Assessoria 02/10/2017 08h08
Servidores da Saúde protestam contra salário atrasado
Em julho a população realizou um ato pedindo a volta do prefeito Leopoldo Pedrosa, preso desde então. - Foto: Divulgação

O município de Maribondo, no Agreste de Alagoas, realiza uma série de protestos desde a prisão do ex-prefeito Leopoldo Pedrosa, acusado de agredir a esposa e a sogra, que foi afastado do cargo, assumido pelo vice, Sérgio Marques, em julho deste ano. A novidade é que nesta segunda-feira (02) os servidores da secretaria municipal de Saúde vão às ruas contra o salário atrasado.

Conforme o sindicato da categoria, os 185 profissionais representam cerca de R$ 300 mil da folha e que haveria dinheiro suficiente nas contas da prefeitura para manter o pagamento em dia. Segundo os servidores, a prefeitura de Maribondorecebeu, nos últimos dias, mais de R$ 1 milhão em recursos próprios, do Fundo de Participação do Município (FPM), de convênios e até de emendas.

Na semana passada, pelas redes sociais, Sérgio Marques postou mensagens garantindo o pagamento a todos os servidores na sexta-feira, dia 29 de setembro. No entanto, apenas os aposentados e servidores da Educação receberam em sua totalidade. Nem mesmo os comissionados receberam.

“O pagamento dos servidores efetivos estará nas contas até o final desta sexta-feira. Pagar em dia é uma obrigação do gestor”, disse o prefeito interino, numa rede social.

Como o pagamento não aconteceu no dia combinado, os servidores fizeram, no sábado, dia 30, uma manifestação na cidade: “Prefeito caloteiro, cadê nosso dinheiro?”.

No protesto desta segunda-feira, os manifestantes vão se concentrar em frente à Igreja Matriz e sairão em direção à prefeitura.

“De fato, o atraso para a maioria dos servidores ainda é pequeno. Mas há médicos que estão há dois meses sem receber salários e motoristas contratados. Além de tudo isso, não estamos satisfeitos com a forma como o prefeito interino está administrando. Ele não mora na cidade e só vem aqui duas vezes por semana”, comentou a presidente do Sindicato dos Servidores da Saúde, Ledja Costa Melo.

O que diz o prefeito

Por meio de nota, o prefeito em exercício, Serginho Marques (PRTB), explicou a grave crise financeira que passa a cidade de Maribondo.

Um grupo ligado ao prefeito afastado, Leopoldo Pedrosa, tem espalhado nas redes sociais notícias caluniosas desde a última sexta (29), mas as medidas necessárias já estão sendo tomadas.

Agora, seus apoiadores tentam, a todo custo, criar situações para prejudicar Serginho Marques que assumiu a prefeitura na legalidade da vacância por ter sido eleito para tal. A gestão democrática de Serginho Marques tem incomodado ao grupo de oposição. Os defensores de Leopoldo Pedrosa ainda tentam reverter a situação ao divulgar através de matérias pagas, inverdades a respeito de Serginho Marques.

Referente ao pagamento dos servidores, Serginho Marques explica que 90% dos servidores receberam na última sexta-feira (29), o salário que deveria sair dia 1º. O restante será pago até o dia 10. Legalmente, está dentro do prazo, temos até dez dias do mês subsequente para realizar os pagamentos. O fracionamento do FPM tem prejudicado os municípios.

Planejamento não falta à administração municipal, que assegurou o pagamento do salário dentro do mês trabalhado.

Temos realizado ações por todos os lugares, seja na agricultura, educação, saúde, infraestrutura ou assistência. Está sendo aguardado a vinda do programa Pro Estrada do Governo do Estado para que possamos pavimentar diversas ruas.

Serginho Marques ao assumir a prefeitura, encontrou dois ônibus quebrados, que foram consertados e hoje estão circulando para melhor conforto dos estudantes. As estradas vicinais que estavam praticamente intransitáveis foram consertadas para melhor acesso daqueles que frequentam a zona rural. Colocou a disposição da população uma ambulância e um trator, conseguido em parceria com o Governo do Estado.

Há dois meses, Maribondo diminuiu o índice de mortes e violência na cidade. A gestão tem conversado diariamente com as autoridades competentes para que a paz perdure. As ruas começam a ser iluminadas, a educação oferece ensino e merenda de qualidade, Unidade Básica de Saúde e Unidade do Samu, foram reinaugurados no dia da emancipação.

O prefeito vem executando uma boa gestão, mesmo diante de um cenário de crise e adversidade econômica. Serginho Marques tem mostrado trabalho diariamente e promete deixar sua administração marcada pela transparência.