Economia

Igaci: banco e moeda locais ampliam crédito financeiro para comerciantes locais

Por 7 Segundos Arapiraca com G1 01/10/2017 09h09
Igaci: banco e moeda locais ampliam crédito financeiro para comerciantes locais
A agricultora e feirante mostra as moedas Terra - Foto: Reprodução G1 /Jonathan Lins

Segundo o Instituto Data Popular,  mais de 55 milhões de brasileiros não possuem qualquer tipo de conta bancária, seja por questões socioeconômicas ou pelos processos burocráticos. 53% da população do Nordeste estão neste grupo.

Devido ao número alto de pessoas que não possuem sequer uma conta corrente que surgiram o Banco Comunitário Olhos D’água e a moeda social Terra em Igaci, município do Agreste alagoano.

O projeto foi implantando em 2016 e desenvolvido por meio de uma parceria entre as universidades federais de Alagoas e da Bahia e a associação de agricultores do município. O propósito é facilitar o acesso a microcrédito, educação financeira, circulação de moedas e o apoio ao comércio local.

Os créditos do Banco Olhos D'Água são disponibilizados para famílias de baixa renda movimentarem pequenos negócios. O recurso é repassado em duas moedas Real ou Terra, que possuem valores equivalentes. Contudo, para o fortalecimento da economia local, a Terra possui circulação restrita no município.

Quem disponibilizou o recurso para implantação do projeto do Banco Comunitário foi a Secretaria Nacional de Economia Solidária, do Ministério do Trabalho, do Governo Federal.