Bacia Leiteira

Governo de Alagoas e Prefeitura de Batalha reinauguram Parque de Exposições Mair Amaral

Por 7 Segundos Arapiraca com Agência Alagoas 01/10/2017 07h07
Governo de Alagoas e Prefeitura de Batalha reinauguram Parque de Exposições Mair Amaral
35ª Expo Bacia Leiteira - Foto: Marcio Ferreira/Agência Alagoas

O governador Renan Filho e a prefeita de Batalha, Marina Dantas, reinauguraram, neste sábado (30), o Parque de Exposições Mair Amaral, No município. O equipamento foi reformado e passou por uma ampla reestruturação. No local, acontece desde a quarta-feira (27), a 35ª Expo Bacia Leiteira, feira de exposições agropecuária.
 
"Fico muito feliz em saber que depois de seis anos, em parceria com o Governo do Estado, conseguimos resgatar essa grande festa, que beneficia não somente Batalha, mas toda a Bacia Leiteira", afirmou Marina Dantas.


 
Segundo os organizadores, cerca de 100 mil pessoas devem frequentar a 35ª Expo Bacia Leiteira nesta edição. São mais de 100 expositores, 60 deles só de animais, entre bovinos, equinos e caprinos.
 
Máquinas e implementos agrícolas também ficam expostos para a comercialização. Shows musicais e um torneio leiteiro integram a programação do evento. Os proprietários dos animais vencedores foram premiados neste sábado com cheques e troféus.


 
A estimativa é de que a feira agropecuária movimente cerca de R$ 2 milhões nos quatro dias de evento, atraindo participantes de pelo menos 12 municípios da região e de estados como Pernambuco e a Paraíba. "Essa é sem dúvidas a maior exposição de gado de leite do Nordeste", cravou o presidente da Associação dos Criadores de Alagoas (Aca), Domício Silva.
 
Ao lado do secretário da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Álvaro Vasconcelos, do senador Renan Calheiros e da prefeita de Batalha, o governador também inaugurou o Centro de Capacitação da Seagri, que funciona dentro do Parque Mair Amaral.
 
"Será um Centro de Capacitação para inseminação artificial, para a transferência de embriões, para o melhoramento genético. Batalha é uma referência nacional na produção de leite e de derivados. São mais de 30 mil pequenos produtores espalhados ao longo dessa região. O Governo do Estado, em parceria com a prefeitura de Batalha, resgata essa feira de exposição agropecuária com o Parque Mair Amaral 100% revitalizado", declarou Renan Filho.
 
Ele garantiu que mesmo com a dificuldade criada pelo Governo Federal, que não repassa os recursos ou os envia de forma espaçadamente, o Estado vai manter o Programa do Leite. Outro que continuará, mas com uma formatação diferente, será o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que passará a ser estadual.

"Por solicitação do senador Renan Calheiros, vamos lançar no dia 16 de outubro o Programa de Aquisição de Alimentos Estadual com R $ 15 milhões de recursos do Tesouro Estadual para adquirir produtos da agricultura familiar. O Governo Federal praticamente acabou com o PAA, diminuiu o Programa de R$ 27 milhões para R $ 2 milhões. Então, aquele agricultor familiar que produzia e vendia para o PAA perdeu essa fonte de renda. Nós vamos garantir a aquisição dos alimentos produzidos no campo. É um Programa muito importante", disse o governador.
 
Prestigiaram, ainda, o evento o presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas, Luiz Dantas; e os secretários  de Estado do Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral; e de Educação, Luciano Barbosa  (vice-governador); além do deputado federal Givaldo Carimbão, dentre outras autoridades.