Religião

Diocese realiza leilão para obra de revitalização do Morro Santo da Massaranduba

Por 7Segundos 30/09/2017 15h03
Diocese realiza leilão para obra de revitalização do Morro Santo da Massaranduba
Diocese realiza leilão em benefício de obra de revitalização do Morro Santo da Massaranduba - Foto: Josival Menezes/7Segundos

A Diocese de Penedo e a Comissão de Revitalização do Morro Santo da Massaranduba realizam nesse sábado (30), um leilão em benefício da obra de revitalização do local, que passará a ser chamado de Santuário da Santa Cruz.

Segundo o Padre Antenor Montenegro Júnior, que é pároco da igreja Matriz Nossa Senhora do Bom Conselho, em Arapiraca, o leilão é uma grande alegria para todos e que acontece graças a participação de empresários de Arapiraca e várias outras cidades e servirá para continuar as obras de revitalização do Morro Santo da Massaranduba, que a partir de hoje, passa a ser chamado de Santuário da Santa Cruz.

“É uma grande obra que nós estamos não iniciando, mas continuando, porque a obra já existe. Esse leilão é uma grande alegria para todos nós, com a participação e a colaboração de tantos empresários de Arapiraca e de outras cidades, que com muita fé estão nos ajudando a continuar essa obra do Morro Santo da Massaranduba, que a partir de hoje, começa a ser chamado de Santuário da Santa Cruz”, afirmou o pároco.

De acordo com o Padre Antenor Montenegro Júnior, a iniciativa do leilão partiu de um grupo de amigos do Morro Santo da Massaranduba, juntamente com a igreja, para que o local não fique parado, mas que seja para manifestação contínua da fé católica, não somente uma vez no ano, mas que conte frequentemente com a participação fiéis.

Empresário José Alexandre compareceu ao evento

Presente no evento, o empresário José Alexandre, disse que a população aceitou o convite do Bispo Dom Valério e abraçou o evento, que terá toda a renda investida na revitalização do local, que se tornará um ponto de peregrinação e de turismo para a cidade de Arapiraca.

O empresário Marquinhos do Accua Bol, falou sobre o sabor especial que o evento possui após tantos anos de desejo dos arapiraquenses e das cidades vizinhas de ter um santuário em Arapiraca, e da importância da colaboração do povo no evento para tornar esse sonho em uma realidade.

“É um sonho de todos arapiraquenses e das cidades vizinhas de ter um santuário em Arapiraca, e essa história do Morro Santo da Massaranduba já tem 147 anos de existência, então já são mais de um século de existência, e a gente se juntou, vários amigos para tornar o sonho do arapiraquense realidade, então é muito importante que todos que estão nos vendo contribuam para tornar o Santuário da Santa Cruz uma realidade”, disse o empresário.

Outro empresário presente no evento, Liberto Firmino falou sobre a importância do santuário para Arapiraca e para as cidades vizinhas, não só na questão da fé, mas como oportunidade de gerar emprego para a região.

“O santuário para Arapiraca é um grande presente para todos nós, não só para Arapiraca, mas para o estado, a proposta aqui desta grande casa é um santuário que vai abrigar diversos valores, empregos, a parte econômica vai ser superimportante para cidade, e é claro que, o primeiro ponto é a parte religiosa, a parte de fé, aqui já é um local de fé”, afirmou Liberto Firmino.

Dono de uma relíquia sagrada, o Bispo Dom Valério Breda, falou sobre possuir um pedaço da Santa Cruz, que segundo ele é a própria cruz onde Jesus Cristo foi crucificado, a qual ele guarda com muito ciúme e cuidado guardada em um relicário, que ficará exposto no Santuário da Santa Cruz após o projeto de revitalização ser concluído.

“Daquela cruz, que nós podemos imaginar, aquela mesma onde Jesus foi crucificado, um pedacinho que guardo com muito ciúme em um relicário preciosíssimo, nós iremos colocar aqui, como sinal, para a devoção do povo, mas isso será colocado aqui na hora oportuna, quando tudo estiver pronto”, disse o Bispo.

Ainda de acordo com Dom Valério, o pedaço da Santa Cruz, já foi exibido para fiéis em uma outra oportunidade, que puderam dar o beijo da devoção, algo comum na fé católica para relíquias que representam santidade.

 “O nosso povo de Arapiraca que nas sextas feiras dos anos passados celebrou a via sacra por aqui, já conhece, pois ofereci para o beijo de devoção como costuma-se fazer com aqueles objetos que suscitam em nós muita devoção, e não há relíquia mais preciosa que exista no mundo do que essa que estou falando, a relíquia da Santa Cruz, então com toda verdade e justiça, aqui surgirá o Santuário da Santa Cruz”.

O Bispo ainda aproveitou o momento para agradecer os empresários que ajudaram a fazer o evento e que doaram para Igreja a área que está na parte mais alta do Morro da Massaranduba, para que ela que ela guarde com amor e devoção o santuário.

“Aproveito desse momento para agradecer aquele grupo de empresários que se reuniram um mês atrás para fazer um ato de doação dessa área que está na parte mais alta do Morro da Massaranduba, para que a Igreja se torne o lugar também, que guarda com amor e devoção o Santuário”, finalizou o Bispo.