Artes

Escultor arapiraquense é responsável por atração na orla de Pajuçara

Por 7 Segundos Arapiraca 29/09/2017 19h07
Escultor arapiraquense é responsável por atração na orla de Pajuçara
Pequena Sereia - Foto: Cortesia

Que Maceió é linda, ninguém duvida. E que a praia de Pajuçara é um dos mais bonitos desenhos que a natureza criou, também. Agora, esse espaço privilegiado, com um mar em tons de verde e azul, ganha mais uma escultura em homenagem ao povo alagoano.

Carlos Moura, compositor palmeirense, eternizou as belezas da capital das Alagoas numa canção chamada “Minha Sereia”. Muito tempo depois da criação da letra - que atravessou diversas gerações - a orla acaba de ganhar uma escultura de seis metros de altura, com a representação desse ser mitológico feminino, na concepção artística do mestre artesão alagoano José Cícero da Silva, conhecido como Zezinho. A escultura está instalada na Avenida Doutor Antônio Gouveia, no bairro de Pajuçara, chamando a atenção de quem passa por ali.

O que pouca gente sabe é que Zezinho é filho de Arapiraca, capital do agreste alagoano. Seu talento nato foi inspirado por outro mestre arapiraquense da arte popular alagoana e brasileira, Aluízio Nogueira Motas, o Mestre Lampião. E é nos arredores da cidade que o viu nascer que o artista coleta as madeiras para criação de suas obras – madeira velha, geralmente descartada. Suas obras tem caráter lúdico, o que desperta o interesse, principalmente, das crianças. São traços rústicos, simples que combina as mais diversas cores.

Atualmente, o Mestre reside em Campo Alegre. Aos 50 anos, é casado e pai de cinco filhos, todos influenciados por seu ofício.