Educação

MEC anuncia que vai usar detector de ponto eletrônico no Enem 2017

Por Blog do Fera/JC Online 27/09/2017 12h12
MEC anuncia que vai usar detector de ponto eletrônico no Enem 2017
Inep vai usar detector de ponto eletrônico no Enem 2017 - Foto: Reprodução / Internet

Detectores de pontos eletrônicos serão usados durante a aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano. A nova medida de segurança foi anunciada pelo Ministério da Educação (MEC) na manhã desta quarta-feira (27), em Osasco, na Região Metropolitana de São Paulo, durante o Encontro Nacional para Alinhamento Operacional do Enem.

Segundo o governo federal, o recurso é um receptor avançado de detecção de campo próximo, capaz de detectar a emissão de sinais em radiofrequência de WiFi, Bluetooth, celulares e transmissões ilegais. O aparelho Andre, da marca Rei, fornecido pelo grupo Berkana, detecta transmissões de radiofrequência, independentemente de serem desconhecidas, ilegais, disruptivas ou de interferência.

Conforme o MEC, o aparelho será usado para localizar e identificar, com precisão e sem a necessidade de busca pessoal, participante que tentarem usar pontos eletrônicos ou aparelhos de transmissão e que, eventualmente, possam ter burlado a inspeção por meio dos detectores de metal.

ANO PASSADO

No ano passado, um candidato que prestou o Enem em Natal (RN) foi preso em flagrante usando ponto eletrônico no segundo dia da avaliação. Balanço do MEC divulgado na época informou que dos 743 participantes eliminados por uso de equipamentos inadequados, 63 foram identificados através de detectores de metal.

O ministério ressalta que “a adoção dessa nova tecnologia reforça a estratégia de segurança do Enem 2017 que já utiliza detectores de metais para a fiscalização e identificação de aparelhos eletrônicos. Os detectores são usados desde 2014 de forma amostral e estão presentes em todas as 13.620 coordenações de aplicação do Enem 2017”.