Agreste

Prefeitura de município do Agreste terá que demitir contratados

Ministério Público cobra convocação de pessoal aprovado em concurso

Por 7 Segundos Arapiraca 26/09/2017 14h02
Prefeitura de município do Agreste terá que demitir contratados
Prefeito de Craíbas Ediel Leite - Foto: Josival Meneses/7Segundos

Ediel Leite recebeu uma missão que nenhum gestor municipal gostaria de ter: ele terá que afastar cerca de 200 servidores da prefeitura de Craíbas para poder cumprir o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmando com o Ministério Público Estadual, pela gestão anterior do município situado na região Metropolitana do Agreste.

O documento assinado em 2015 determinava a realização de concurso público e posterior convocação do pessoal aprovado. O certame foi realizado e o concurso homologado em março de 2016, sendo realizado preenchimento de vagas de acordo com as necessidades do município que ainda tem carência de pessoal, inclusive concursado, para determinadas áreas do serviço público.

“Nós fomos convidados pelo Dr. Napoleão Amaral (promotor de justiça) para a reunião realizada no último dia 14 e ele pediu que déssemos andamento ao TAC. Então teremos que demitir os contratados e precisaremos também justificar a permanência dos temporários, profissionais que estão trabalhando conosco porque não tem gente aprovada para a função que desempenham”, explicou o prefeito Ediel Leite ao 7 Segundos.

O gestor de Craíbas informou ainda que precisará enviar a folha de pessoal para o Ministério Público e que os ajustes no quadro de servidores deverão ser concluído até o início do próximo ano. “Eu lamento bastante ter que afastar cerca de 200 pessoas da prefeitura, mas é uma obrigação que o município precisa cumprir”, frisou Ediel Leite.

O prefeito de Craíbas acrescentou que outros prefeitos alagoanos também serão obrigados a demitir pessoal. “As dificuldades financeiras são grandes, nós tivemos uma perda de arrecadação nesse trimestre (julho, agosto, setembro) de 16% e o pessoal tem dito na AMA (Associação dos Municípios Alagoanos) que a queda pode chegar a 21% e que só vai melhorar em novembro e dezembro, mas aí já tem o 13º salário para pagar”, explicou.

“Pode ter certeza que essa situação toda de crise e necessidade de demissão não é só em Craíbas”, afirma o prefeito Ediel Leite sobre o impasse que tira o sossego de todo gestor comprometido com o bem estar da população do município que administra.