Alagoas

Adutoras vão abastecer povoados de três municípios alagoanos com água tratada

Licitação para implantar sistemas é de responsabilidade da Codevasf

Por 7 Segundos Arapiraca com Codevasf 21/09/2017 16h04
Adutoras vão abastecer povoados de três municípios alagoanos com água tratada
Centenas de famílias sertanejas serão beneficiadas com água tratada - Foto: Divulgação

Cerca de 700 famílias que vivem na zona rural de Água Branca, Delmiro Gouveia e Pariconha, municípios beneficiados pelo Canal do Sertão alagoano, estão mais próximas de efetivar seu direito fundamental de acesso à água.

Segundo a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), a estatal realiza processo licitatório para contratação de empresa para implantação de sistemas adutores para fornecimento de água tratada a essas comunidades, investimento de cerca de R$ 20 milhões.

"A contratação de empresa para execução do projeto das adutoras é o primeiro passo para que possamos levar esse benefício a centenas de famílias que nunca tiveram acesso à água tratada. Mais uma vez, a Codevasf cumpre sua missão institucional como braço de execução das políticas públicas de desenvolvimento regional, especialmente numa região que necessita ainda mais da presença do Governo Federal", destacou o superintendente regional da companhia, Antônio Nelson de Azevedo.

Sistemas de adutoras

Ainda segundo a Codevasf, nessa primeira etapa do projeto, serão implantados quatro subsistemas ao longo do Canal do Sertão. O projeto prevê a construção de adutoras, extensão de redes de distribuição de água tratada e da rede elétrica, estação de tratamento de água e de reservatórios.

O subsistema 2 está inteiramente localizado no interior do município de Água Branca e deverá atender aos povoados Lagoa das Pedras, CAU e Moreira de Baixo. Completamente localizado no interior de Delmiro Gouveia, o subsistema 4 deverá atender aos povoados Bom Jesus, Maria Bonita, Sítio Araçá, Assentamento Jurema, Lagoa dos Patos e Olho D'aguinha.

Já o subsistema 6 está inteiramente localizado no interior do município de Água Branca e prevê o atendimento aos povoados Frande, Cansanção e Mandacaru. Por fim, o subsistema 8 atenderá a comunidades distribuídas nos povoados Morro Vermelho, Papa Terra, Campo do Urubu e Mulungu, todos sitiados no município de Água Branca, e Marcação, Burnil, Várzea do Pico, Lagoa Preta e Corredor, localizados no município de Pariconha.