Justiça

Juiz autoriza peça que mostra Jesus como transexual

"A liberdade de expressão tem que ser garantida pelo Judiciário", afirmou o juiz

Por JC Online 21/09/2017 10h10
Juiz autoriza peça que mostra Jesus como transexual
Cena da peça 'Jesus, Rainha dos Céus' - Foto: Divulgação

O juiz José Antônio Coitinho, da 2ª Vara da Fazenda Pública de Porto Alegre, garantiu a continuidade da peça O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Ceu na programação da Pinacoteca gaúcha.

Na  sexta-feira (15), em Jundiaí, São Paulo, a peça, que retrata Jesus Cristo como um transexual, havia sido cancelada por decisão judicial em Jundiaí. Na liminar, o juiz Luiz Antonio de Campos Júnior argumentou que "não pode ser tolerado é o desrespeito a uma crença, a uma religião, enfim, a uma figura venerada no mundo inteiro."

O juiz José Antônio Coutinho, em sua decisão de autorizar a peça, defendeu que "Não se pode simplesmente censurar a peça O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu, sob argumento de que estamos em desacordo com seu conteúdo. A liberdade de expressão tem de ser garantida – e não cerceada – pelo Judiciário. Censurar arte é censurar pensamento e censurar pensamento é impedir desenvolvimento humano. [...] Na ficha técnica consta classificação: 16 anos. A nossos filhos em tenra idade não alcançará, a não ser que assim desejemos e para tanto diligenciemos. Não há falar em agressão à cultura ou à formação do caráter de quem quer que seja”, acrescentou o magistrado.