Comunidade

Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) em Junqueiro é referência para Alagoas

Por 7 Segundos Arapiraca 20/09/2017 20h08
Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) em Junqueiro é referência para Alagoas
alimentos de junqueiro - Foto: Assessoria

Junqueiro se destaca entre os municípios alagoanos que aderiram ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Implantado no município em 2013, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é uma ação do Governo Federal promovida pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) e executado pelo governo do estado, através da Emater em parceria com o município.

Cerca de 170 famílias Junqueirenses estão cadastradas e apitas para vender seus produtos no PAA, mais de 50 itens fazem parte da lista, desde hortaliças, frutas e produtos processados oriundos da agricultura familiar.

O PAA tem como objetivo colaborar com o enfrentamento da fome e da pobreza no Brasil e, ao mesmo tempo, fortalecer a agricultura familiar. Para isso, o programa utiliza mecanismos de comercialização que favorecem a aquisição direta de produtos de agricultores familiares ou de suas organizações, estimulando os processos de agregação de valor à produção.

Comtemplado em 2017 com pouco mais de R$ 800.000,00 (oitocentos mil reais), Junqueiro lidera a lista de compras no estado, sendo o município alagoano que mais comprou produtos da agricultara familiar, totalizando R$ 398.712.06, como mostra o gráfico abaixo:

Segundo o secretario municipal de Agricultura, a eficaz do programa no município é resultado de um trabalho serio e comprometido com o pequeno produtor, “A compra direta dos produtos da agricultura familiar vem trazendo grandes benefícios à população, como por exemplo, a valorização das mulheres e homens do campo; oportunidades de trabalho e renda; organização da produção através de políticas de associativismo; melhoria no poder aquisitivo e agregação de valor aos produtos agrícolas”, disse  Ivaldo Vieira.

Uma mão amiga para os agricultores e produtores rurais junqueirenses, ressaltou Wilton da Silva Santos, técnico da Emater/AL responsável pela execução do PAA no município de Junqueiro, disse ainda, “Vejo esse programa como uma saída para diminuir o êxodo rural e valorizar as famílias dos pequenos produtores, é um orgulho para mim fazer parte dessa equipe que trabalha em prol da agricultura familiar, estão de parabéns o secretario Ivaldo Rodrigues, o prefeito de Junqueiro Carlos Augusto, o presidente da Emater/AL Eliseu Rego e o coordenador do PAA Emater/AL Vinicius Brito, por todo empenho e dedicação na efetivação do programa aqui em Junqueiro. Hoje o município tem o maior volume de compras entre todos os municípios do estado, isso para nós é motivo de muita alegria e satisfação, só temos a gradecer a Deus e aos nossos agricultores e produtores por acreditarem nesse programa”, frisou o técnico.

Além do incentivo e valorização do pequeno produtor rural, outro beneficio para o município é a distribuição dos produtos adquiridos pelo PAA, onde são ofertados no próprio município para entidades da rede socioassistencial, creches, escolas, hospital, cozinhas comunitárias e ainda para cestas de alimentos distribuídas à população em maior vulnerabilidade social.