Educação

Estudante trans da Ufal apresenta trabalho em evento internacional

Paloma Lorrany é aluna de Pedagogia do Campus Sertão

Por 7 Segundos Arapiraca com Ufal 18/09/2017 15h03
Estudante trans da Ufal apresenta trabalho em evento internacional
Paloma Lorrany é a primeira estudante trans do Campus Sertão da Ufal - Foto: Facebook Paloma Lorrany

Paloma Lorrany de Lima é a primeira estudante transexual do Campus do Sertão da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), instituição que acolheu sua condição e aprovou o uso de seu nome social.

Recentemente, a justiça alagoana acatou o pedido de alteração em seu registro civil, aspectos da biografia que a universitária aplica em seu Trabalho de Conclusão de  Curso (TCC).

O estudo da aluna do 4º período de Pedagogia foi apresentado no 5º Seminário Internacional Enlaçando Sexualidades, exposição acompanhada por sua orientadora, a professora Ana Cristina Conceição Santos durante o evento que aconteceu na primeira semana de setembro, em Salvador, promovido pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb).

O tema apresentado pela estudante foi 'Mulher trans e futura pedagoga – a trajetória educacional de Paloma Lorrany no Sertão de Alagoas' é autobiográfico, estudo ainda em andamento e que será parte do TCC da estudante que pesquisa sobre transexualidade e educação.

Nesse mesmo evento também aconteceu o Fórum de grupos de pesquisas no qual o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Diversidades e Educação no Sertão alagoano (Nudes/Ufal), representado pelas professoras Maria Aparecida Silva (coordenadora) e Ana Cristina Santos.

O Seminário Enlaçando Sexualidades completou dez anos e reúne bianualmente pesquisadores de diversas áreas de conhecimento e que abordam em suas pesquisas ações as questões referentes as relações de gênero, sexualidades e étnico-raciais.