Saúde

Campanha nacional em alusão ao dia do portador de marca-passo chega a Arapiraca

Não deixe seu coração sair do ritmo. Tome uma medida de pulso”

Por 7 Segundos Arapiraca com Assessoria 14/09/2017 10h10
Campanha nacional em alusão ao dia do portador de marca-passo chega a Arapiraca
Campanha nacional “Não deixe seu coração sair do ritmo. Tome uma medida de pulso” chega a Arapiraca - Foto: Assessoria

Como de costume, 23 de setembro é a data em que os cardiologistas brasileiros celebram o Dia do Portador de Marca-passo e, em virtude disso, a Associação Brasileira de Arritmia, Eletrofisiologia e Estimulação Cardíaca Artificial/Departamento de Estimulação Cardíaca Artificial (ABEC/DECA) irá promover a partir desta sexta-feira (15), em Arapiraca, no Agreste de Alagoas, e ao longo de toda a semana, a 4ª edição da campanha nacional voltada para os portadores de marca-passo.

Com o slogan “Não deixe seu coração sair do ritmo. Tome uma medida de pulso”, a campanha de utilidade pública estará presente em todos os estados brasileiros para dar continuidade ao trabalho de conscientização que vem sendo realizado nos últimos anos pela Associação.

Durante a Campanha, médicos associados da ABEC/DECA e profissionais de saúde realizarão, de forma voluntária, uma série de atividades gratuitas para o público. O objetivo principal será ensinar como medir a frequência cardíaca por meio da medição de batimentos no pulso.

Sem a necessidade de um equipamento específico, é possível detectar mudanças no ritmo de batidas do coração, os quais podem representar sinais de arritmias e doenças cardíacas, como por exemplo, a insuficiência cardiovascular.

Os pacientes portadores de marca-passo terão atendimento presencial para tirar dúvidas e irão receber uma cartilha disponível nos pontos de atendimento com dicas sobre cuidados pré e pós-operatórios, limitações para prática de esportes e possibilidades de interferências eletromagnéticas.

Este guia ajudará os pacientes ainda a entender qual o tipo de marca-passo ideal para cada diagnóstico, além de como proceder nas situações do dia-a-dia, como por exemplo, no uso de celulares e demais aparelhos eletrônicos, micro-ondas, portas giratórias de bancos, ressonância magnética, entre outros.

Em 2015, a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) publicou o estudo chamado Breathe - 1º Registro de Insuficiência Cardíaca, traçando um panorama inédito da síndrome nas diversas regiões do país. Na ocasião, o estudo constatou que 50 mil pessoas morrem todo ano no Brasil por complicações cardíacas e 100 mil novos casos são diagnosticados, anualmente. Também em 2015, o DataSUS, Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (SUS), registrou 219 mil internações por insuficiência cardíaca no Brasil.

Segundo o Dr. Luiz Paulo Rangel, presidente da ABEC/DECA, o Brasil ainda vive uma situação preocupante, pois é líder no número de mortes por insuficiência cardíaca no mundo. “É importante lembrar que muitos pacientes com insuficiência cardíaca não são identificados, o que gera registros incompletos. O implante de marca-passo nas situações de frequência cardíaca reduzida, por exemplo, oferece uma melhor qualidade de vida aos pacientes, uma vez que diminui ou elimina os sintomas, como tonturas, vertigens, desmaios e cansaço", explica.

No ano passado, a campanha promovida pela ABEC/DECA esteve presente em mais de 30 cidades espalhadas por todo o país. No Brasil, atualmente, 350 mil pessoas são portadoras de marca-passo e a cada ano, em torno de 39 mil novos dispositivos são implantados pelo SUS, convênios e particulares.

Sobre a ABEC/DECA

A ABEC/DECA - Associação Brasileira de Arritmia, Eletrofisiologia e Estimulação Cardíaca Artificial/Departamento de Estimulação Cardíaca Artificial da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV) - é responsável pela área de implante de marca-passos, cardioversores desfibriladores implantáveis e ressincronizadores cardíacos no Brasil. A entidade é referência do Ministério da Saúde para normatização sobre indicações para os dispositivos cardíacos eletrônicos implantáveis. As normas e portarias que tratam sobre o credenciamento de serviços e autorização de profissionais médicos para implante desses tipos de dispositivos ou próteses, via SUS, convênios e particulares também foram criadas e desenvolvidas pelo Departamento. Para mais informações sobre a ABEC/DECA, visite o site www.deca.org.br.

ARAPIRACA – AL

Sexta 15/09/17 - Ação pública "Campanha siga seu coração / Setembro Vermelho".

Serão realizadas: medição da glicose em diabéticos, medição da pressão arterial, medição do pulso, orientações de saúde para população.

Local: Praça Marques da Silva, Centro. Arapiraca.

Horário: 9h às 12h.

Terça 19/09/17 - café da manhã saudável. Oferecido aos pacientes portadores de marca-passo cardíaco. Oferecimento da equipe da cardiologia.

Local: auditório do Hospital CHAMA. Endereço: Km 2, AL-220, 344 - Sen. Arnon de Melo, Arapiraca.

Horário: 8h às 10h.

Quarta-feira 20/09/17- campanha "Tome uma medida de pulso", comemorando o dia do Portador de marca-passo e ensinando a população a medir os batimentos cardíacos através do pulso!

Exposição de manequim com marca-passo de coração e aparelhos utilizados.

Local: Arapiraca Garden Shopping. Endereço R. José Jaílson Nunes, 493 - Santa Edwiges.

Horário: 10h às 20h.

Sexta-feira 22/09/17- "Visita do Coração" Visita ao Lar dos Velhinhos" para levar afeto aos idosos e conversar sobre saúde com quem tanto entende de vida!

Local: Lar dos Velhinhos. Endereço: Associação de Assistência São Domingos de Paulo. Rua Expedicionários Brasileiros, 1156. Telefone: (82) 3521-2746.

Horário: 8h.

MACEIO – AL

- Dra. Eveline Teixeira

- Local Hospital do Coração de Alagoas. Endereço: Av. Ariosvaldo Pereira Cintra, 152 – Gruta de Lourdes – Maceió.

DATA – 22 de Setembro – Horário 8h às 12h.

ATIVIDADES: Orientações e Informações à paciente. Palestra /vídeo com história de Portadores. Sorteio de Livro. Auxílio na tomada de Medida de Pulso.

- Local – no Maceió Shopping - Av. Gustavo Paiva, 2990 Mangabeiras.

- Distribuição de Cartilhas e informações gerais sobre marca-passo.