Cidades

Membros do Conagreste se reúnem para discutir o fim dos lixões

No encontro ficou definido o mês de dezembro como prazo final para o fim dos lixões nos municípios que fazem parte do Consórcio.

Por 7 Segundos Arapiraca com Assessoria 13/09/2017 10h10
Membros do Conagreste se reúnem para discutir o fim dos lixões
Membros do Conagreste se reúnem para discutir o fim dos lixões - Foto: Assessoria

Nessa terça-feira (12) aconteceu uma reunião técnica do Consórcio Regional de Resíduos Sólidos do Agreste Alagoano (Conagreste) para debater assuntos relacionados ao fim dos lixões e a instalação de uma estação de transbordo em Palmeira dos Índios – no Agreste de Alagoas - para otimizar o custo dos municípios que fazem parte do Consórcio.

O evento, realizado em Palmeira, contou com a participação de vários prefeitos, incluindo o gestor de Craíbas e presidente do Conagreste, Ediel Leite; do prefeito anfitrião Júlio Cezar; do presidente da AMA e prefeito de Cacimbinhas, Hugo Wanderley; além de secretários municipais de meio ambiente e técnicos ambientais.

Também participaram do encontro o superintendente do Conagreste e engenheiro, Ives Leão; o vice-prefeito de Craíbas, Neto Pedro; e o secretário de meio ambiente de Craíbas, Cícero Cezar.

Coube ao prefeito Ediel Leite fazer a abertura oficial da reunião. Na ocasião ele enfatizou a importância da união dos prefeitos para viabilizar meios de acabar com os lixões como preconiza a legislação ambiental. “A instalação da estação de transbordo aqui em Palmeira dos Índios, bem como em outros municípios polos, vai facilitar a logística de transporte dos resíduos até a Central de Tratamento (CTR Agreste) localizada em Craíbas”, disse Ediel.

No encontro ficou definido o mês de dezembro como prazo final para encessar os lixões nos 20 municípios que fazem parte do Consórcio e ficou deliberada uma assembleia geral ordinária para outubro em Arapiraca, a qual terá como tema central manter a meta de encerramento dos lixões para o dia 10 de dezembro.