Alagoas

Presidente Temer reduz acesso ao Bolsa Família em mais de 10%

Governo de Alagoas critica redução

Por 7 Segundos Arapiraca com Agência Alagoas 10/09/2017 11h11
Presidente Temer reduz acesso ao Bolsa Família em mais de 10%
Programa Bolsa Família já injetou R$ 365 milhões em 2017 em Alagoas - Foto: Assessoria

O Governo Federal anunciou cortes no maior programa de distribuição de renda do Brasil. A previsão orçamentária para o Bolsa Família em 2018 deve representar 11,18% a menos de famílias beneficiadas do que em 2017.

A má notícia para quem depende do benefício criado pelo ex-presidente Lula foi dita pelo secretário nacional de Renda e Cidadania, Tiago Falcão, durante a 159ª reunião da Comissão Intergestora Tripartite (CIT) do Sistema Único de Assistência Social (Suas), evento realizado em Brasília nessa semana.

Por conta da política de aperto para as camadas mais pobres do Brasil e anistia de dívidas para grandes empresas, o representante do Presidente Temer ouviu críticas do secretário estadual de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), Fernando Pereira.

“Nós, como Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, vemos de perto como o programa Bolsa Família é essencial para o desenvolvimento de milhares de famílias alagoanas e sentimos por este corte que irá ocorrer. Prevemos que o número de famílias em situação de vulnerabilidade aumentará significativamente em nosso Estado e isso é grave”, criticou o integrante da gestão de Renan Filho.

Para Pereira, a reunião da CIT é um momento importante para trocar experiências com gestores de outros estados e, principalmente, acompanhar a política de assistência social seguida pelo Governo Federal.

“As discussões sobre a maneira que nós, gestores, devemos agir após esse anúncio de cortes é uma das questões que, em reuniões das CIT, temos a oportunidade de debater, assim como saber o cenário da política de assistência social nas outras regiões ”, comentou o secretário em notícia publicada na Agência Alagoas.

CIT

A Comissão Intergestora Tripartite (CIT) é um espaço de articulação e expressão das demandas dos gestores federais, estaduais e municipais. A comissão é formada pelas três instâncias do Sistema Único de Assistência Social (Suas): a União, representada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS); os estados, representados pelo Fórum Nacional de Secretários de Estado de Assistência Social (Fonseas); e os municípios, representados pelo Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas).