Brasil

Construção de barragens resolve problemas do Rio São Francisco, diz Codevasf

Companhia tem estudos de viabilidade econômica para projeto

Por 7 Segundos Arapiraca com Assessoria Codevasf 10/09/2017 13h01
Construção de barragens resolve problemas do Rio São Francisco, diz Codevasf
Vazão do Rio São Francisco - Foto: Reprodução/ Internet

A crise hídrica que afeta o Rio São Francisco e o abastecimento de milhares de cidades situadas na extensa área da bacia hidrográfica do ‘Velho Chico’ estaria resolvida com a construção de cinco barragens.

A solução foi apontada em Brasília pelo presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Avelino Neiva, durante audiência pública, no Congresso Nacional, sobre Mudanças Climáticas.

"Não se pode pensar em se resolver o problema hídrico do São Francisco se nós não tivermos uma opção dentro da própria bacia hidrográfica. A Codevasf possui um belíssimo estudo, feito há alguns anos, a respeito da construção de cinco grandes barragens que poderão suprir demandas hídricas do rio São Francisco", disse o presidente, segundo divulgação realizada pela assessoria da companhia.

Ainda segundo a Codevasf, Avelino Neiva destacou que a construção das cinco barragens é uma ação viável para a bacia, pois os investimentos seriam menores do que a transposição do rio Tocantis, uma sugestão discutida no Congresso Nacional.

"E o que é mais importante, todos os estudos de viabilidade econômica estão prontos, feitos pela Codevasf", acrescentou Neiva durante o encontro realizado às vésperas do feriado da Independência que teve como objetivo discutir a crise hídrica em todo o Vale do São Francisco que afeta drasticamente o reservatório da barragem de Sobradinho, situado na Bahia.

O diretor da Área de Gestão dos Empreendimentos de Irrigação da Companhia, Napoleão Casado, complementou a apresentação apontando algumas das ações emergenciais executadas pela empresa para diminuir os efeitos da seca e da estiagem prolongada na bacia do rio São Francisco.

Segundo Casado, entre as intervenções realizadas pela Codevasf desde 2015 estão obras de desassoreamento em pontos críticos e a instalação de sistemas de bombeamento flutuante, que permitem a captação de água para os projetos públicos de irrigação, mesmo com a redução da vazão do rio São Francisco.

Os investimentos nessas ações chegaram a R$ 47 milhões.

"Para garantir a segurança hídrica na bacia do São Francisco, principalmente a segurança do abastecimento humano, a Codevasf tem realizado diagnósticos e mapeado a necessidade da execução de novas ações emergenciais", explicou o diretor de Irrigação.

Das ações identificadas destacam-se a ampliação de redes de distribuição elétrica nos projetos públicos de irrigação e a perfuração e instalação de poços em municípios na área de atuação das oito Superintendências Regionais da Codevasf, além de obras de desassoreamento e instalação de flutuantes em outros trechos do rio São Francisco e projetos de irrigação.

A atuação da Companhia na bacia do São Francisco abrange mais de 600 mil quilômetros quadrados, onde vivem cerca de 18,2 milhões de pessoas.