Mundo

NASA revela origem de luzes que iluminaram céu do México durante terremoto; veja vídeo

Por TNonline 09/09/2017 18h06
NASA revela origem de luzes que iluminaram céu do México durante terremoto; veja vídeo
NASA revela origem de luzes que iluminaram céu do México durante terremoto; veja vídeo - Foto: Reprodução/Vídeo

A agência espacial norte-americana (NASA) divulgou nesta sexta-feira (8) que as luzes vistas iluminando o céu da Cidade do México durante o terremoto que ocorreu em 7 setembro são um fenômeno natural ocasionado pela carga eletromagnética gerada pelas rochas. A explicação foi relatada pelo cientista da NASA Friedemann Freund ao jornal mexicano El Universal.

O terremoto severo de magnitude 8,4 sacudiu o México e provocou a morte de 32 pessoas, além de deixar milhares de desabrigados, conforme relato da Unidade Federal de Proteção Civil do país.

"O choque das placas tectônicas produziu terremotos, mas quando "o nível de stress (entre as rochas) é alto, surgem cargas eletrônicas que transformam momentaneamente uma pedra isolante em um semicondutor", explicou Freund. 

O cientista da NASA detalhou que semicondutores são materiais com nível de condutividade elétrica, entre algum metal e um isolador, e são utilizados para fabricar transistores.   

"Desta forma, durante o terremoto, "as pedras da crosta terrestre crescem e se curvam sob o ataque das forças tectônicas, as cargas [eletromagnéticas] que estão dentro, são liberadas e geram uma variedade deslumbrante de fenômenos que até fazem parte do folclore dos terremotos em várias regiões do mundo", completou Freund.