Agricultura

Agricultor arapiraquense utiliza garrafas pet para cultivar hortaliças

Por 7 Segundos Arapiraca 06/09/2017 11h11
Agricultor arapiraquense utiliza garrafas pet para cultivar hortaliças
Agricultor arapiraquense utiliza garrafas pet para cultivar plantas - Foto: Cortesia

O agricultor José Carlos Palmeira, 45 anos, é morador do povoado Pau d’Arco, zona rural de Arapiraca, no Agreste de Alagoas, e cultiva hortaliças com casca de arroz na garrafa pet através da técnica inovadora (pelo menos no Brasil) hidroponia – produção de hortaliça sem o uso de terra, utiliza apenas água.

O sistema hidropônico já é utilizado em país desenvolvidos, como Estados Unidos, Alemanha e China há mais de 100 anos. Existe o com substrato e o sem substrato, que foi o que mais se adaptou no Brasil e o disponível na propriedade do agricultor arapiraquense, que torna o seu trabalho ainda mais em conta pelo uso das garrafas recicláveis.

O senhor explicou ao 7 Segundos que compra a casca de arroz, queima e quando ela fica torrada tipo carvão, enche as garrafas e completa com nutrientes. Ou seja, o substrato utilizada por ele é o carvão da casca de arroz. O processo, que é 100% natural, é realizado há dois anos e foi o responsável pela escolha da futura profissão de Myke Palmeira, filho de José Carlos, que cursa o 2º período de agronomia na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), campus Arapiraca.

Nas seis estufas (cada uma com 30m de comprimento e 5 de largura) da família é possível ver de tudo: alface, coentro, agirão, salsa, pepino, rúcula, maracujá, alecrim, alho-poró, orégano, entre outras frutas, verduras e temperos. Eles comercializam tanto em Arapiraca quanto em estabelecimentos na cidade de Maceió. O cliente que comprar já pode ficar certo que vai adquirir um produto sem agrotóxico nem terra, cultivado apenas na água.