Segurança

[Vídeo] Agências bancárias fechadas geram cobrança por mais segurança no Sertão de AL

População cobra investimentos do governo estadual.

Por Fernando Vinícius/7 Segundos 05/09/2017 17h05
[Vídeo] Agências bancárias fechadas geram cobrança por mais segurança no Sertão de AL
População de Mata Grande cobra mais segurança no município - Foto: Cortesia

A população de Mata Grande, município localizado no Sertão de Alagoas, foi às ruas nesta terça-feira (05) cobrar investimentos na área de segurança pública, protesto apoiado pela Prefeitura, Câmara de Vereadores, Sindicato dos Bancários e Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

A manifestação pacífica exige atenção dos parlamentares da bancada federal, da Assembléia Legislativa e do governo estadual sobre o fechamento das agências bancárias.

Alvo de diversas ações criminosas, as agências do Banco do Brasil e do Banco do Nordeste, as únicas instaladas no segundo município mais populoso do Alto Sertão de Alagoas, não abrem mais as portas para clientes e a população em geral.

“A superintendência do Banco da Brasil havia dito que reabriria a agência se houvesse investimento em segurança em Mata Grande, mas nós só contamos com dois ou três policiais militares por dia e um ou dois na delegacia”, disse o vereador Rodolfo Izidoro Soares, presidente da Câmara Municipal de Mata Grande.

Sem o aparato necessário para a segurança pública na cidade, a agência do BB está fechada há um ano e meio. Inaugurada em 1956, a agência do Banco do Nordeste funciona apenas internamente, mas deve encerrar suas atividades no final do ano, conforme informações passadas por funcionários para clientes.

Sem dispor de serviços bancários em Mata Grande, moradores da cidade e dos municípios vizinhos são obrigados a se deslocar até Delmiro Gouveia, município-polo do Sertão alagoano que fica sobrecarregado por conta do aumento da demanda.

A solução para reverter o quadro em Mata Grande é a instalação de um Centro Integrado de Segurança Pública (CISP), ação cobrada durante a manifestação.

“Como a burocracia para licitação certamente não vai permitir que esse investimento ocorra até dezembro, quando o Banco do Nordeste vai fechar suas portas, nós esperamos que pelo menos sejam enviados mais policiais e viaturas para Mata Grande”, acrescentou Rodolfo Izidoro.

Caso não haja uma resposta do governo, a mobilização que levou milhares de pessoas a protestar em Mata Grande pode se repetir, só que na porta do Palácio República dos Palmares, sede do governo estadual, em Maceió, conforme foi dito ao 7 Segundos.