Saúde

Municípios alagoanos disponibilizam testes rápidos de dengue, zica e chikungunya

É a primeira vez que as unidades passam a dispor dos três testes rápidos. 

Por Assessoria 02/09/2017 10h10
Municípios alagoanos disponibilizam testes rápidos de dengue, zica e chikungunya
Mosquito transmite Zika, Dengue e Chikungunya - Foto: Ilustração

A partir de agora, as unidades de saúde dos 15 municípios integrantes do Consórcio Intermunicipal do Sul do Estado de Alagoas (Conisul) dispõem de testes rápidos para detecção de dengue, zica e chikungunya em cerca de 500 mil alagoanos.

Mais de 70 mil testes já foram enviados pelo Ministério da Saúde em uma parceria firmada com o Consórcio e a Secretaria de Vigilância em Saúde com o objetivo de diagnosticar e tratar imediatamente a pessoa que apresentar os sintomas relacionados as doenças e procurar atendimento nas unidades de saúde.

No início de agosto a presidente do Conisul e prefeita de Campo Alegre, Pauline Pereira, esteve em audiência com o secretário da SVS, Adeilson Loureiro, e fez a solicitação. É a primeira vez que as unidades passam a dispor dos três testes rápidos. 

A medida visa fazer um controle epidemiológico nos períodos de maior presença do mosquito, evitando novos surtos virais. Em caso de confirmação do contágio, o paciente receberá o tratamento adequado. Os municípios começaram a receber os lotes na segunda-feira, 28.  

Os técnicos estão agora na etapa de conferência de quantitativo recebido, verificação das amostras, análise e organização do fluxo das informações geradas a partir da chegada do uso dos testes nas unidades de saúde. 

“Além do protocolo de uso nos grupos de maior risco, que já recebemos, cada secretaria vai treinar seus profissionais das equipes de saúde e  alimentar o banco de informações do governo federal, inserindo os dados de uso dos testes e os diagnósticos relacionados as três doenças encontrados nos municípios”, explicou a coordenadora da vigilância epidemiológica da secretaria de saúde de Campo Alegre, Andreza Leão.

Serão beneficiados a população dos municípios de Barra de São Miguel, Boca da Mata, Campo Alegre, Coruripe, Feliz Deserto, Igreja Nova, Jequiá da Praia, Junqueiro, Penedo, Piaçabuçu, Porto Real do Colégio, São Brás, São Sebastião, Teotônio Vilela, São Miguel dos Campos e Roteiro. 

A distribuição dos kits será proporcional à quantidade de habitantes de cada município. Para a presidente, uma conquista importante do Conisul para acelerar a detecção e tratamento das doenças causadas pelo mosquito. “Nos próximos meses teremos uma redução significativa dos casos das três doenças, resultando numa melhoria das condições de saúde para toda a região”, afirmou Pauline Pereira.