Saúde

Cigarro mata 428 pessoas por dia no Brasil

Por ano, tabagismo é responsável pela morte de 156 mil homens e mulheres

Por 7 Segundos Arapiraca com Prefeitura de Arapiraca 30/08/2017 11h11
Cigarro mata 428 pessoas por dia no Brasil
Dia Nacional de Combate ao Fumo: Inca usa esporte como arma contra tabagismo - Foto: Reprodução/EBC

Responsável pela morte de 428 pessoas por dia em todo o Brasil, o cigarro é um dos grandes vilões e ameaça real para homens e mulheres que fazem do seu consumo válvula de escape e, até mesmo, passatempo para as suas vidas.

Cada vez mais jovens sucumbem, tanto por influência, quanto por curiosidade, aos infortúnios causados pelo tabaco. Uma vez consumido, fica muito difícil largar o hábito, que, em muitos casos, torna-se uma dependência, um vício.

Aos 18 anos de idade, Cleiton Nicolas, morador do bairro Cacimbas, já não sabe como é viver sem ter ao lado, pelo menos, uma carteira de cigarros, ou como ele mesmo diz, a sua “melhor” companhia.

“Comecei a fumar vendo os outros fumarem na minha frente, e isso me influenciou. Aquilo me deixava muito curioso e eu queria saber o por quê de tantas pessoas gostarem tanto de fazer aquilo. Hoje eu fumo mais de um maço por dia, e não sei mais dormir sem antes fumar pelo menos um cigarro. Quando não fumo, fico ansioso, com a boca seca, não sei bem explicar”, disse o jovem.

Para atender pessoas como o Cleiton Nicolas, a Prefeitura de Arapiraca promove o combate ao tabagismo, disponibilizando cinco centros de apoio aos que desejam largar o vício que mata, atualmente, mais de 156 mil homens e mulheres por ano.

Em outra frente de atuação, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) fez uma 'blitz' na Praça Marques da Silva, atuando de forma educativa sobre os malefícios causados pelo consumo de tabaco, ação realizada nessa terça-feira (29), Dia Nacional de Combate ao Fumo.