Agreste

Imagem peregrina da padroeira do Brasil chega em Teotônio Vilela

Povo católico do município agrestinos celebrou sua devoção

Por 7 Segundos Arapiraca com Prefeitura de Teotônio Vilela 23/08/2017 14h02
Imagem peregrina da padroeira do Brasil chega em Teotônio Vilela
Imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida chega em Teotônio Vilela - Foto: Facebook Prefeitura de Teotônio Vilela

O povo católico do município de Teotônio Vilela, no Agreste alagoano, recebeu, com muita fé e emoção, a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida. O ato de devoção cristã aconteceu na noite dessa terça-feira (22), e é parte da celebração de 300 anos do encontro da imagem milagrosa da Padroeira do Brasil.

Como muitos católicos não têm como se deslocar até a cidade de Aparecida, localizada no interior do estado de São Paulo, o evento comemorativo cria a oportunidade única de aproximação dos devotos.

Em Teotônio Vilela, a população acompanhou o acolhimento da imagem na Praça da Liberdade, junto com o prefeito Joãozinho Pereira e a primeira-dama Izabelle Alcântara Pereira.

As homenagens à santa continuaram na paróquia de Nossa Senhora de Guadalupe, com celebração de missa Santa Missa na Igreja Matriz de Teotônio Vilela.

De acordo com divulgação da prefeitura, a peregrinação segue nesta quarta-feira (23), com a realização de encontro com os funcionários da Secretaria de Urbanismo e visita à Creche Vovó Zirlene.

Ainda nesta quarta-feira, está programada uma missa na Igreja Matriz, a partir das 19h. Nesta quinta-feira (24), a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida será levada até a Unidade Mista Nossa Senhora das Graças (hospital), ato seguido de missa.

No período da tarde de sexta-feira, a comunidade do Gulandim e circunvizinhas terão uma tarde de louvor e oração, com missa às 18h. Na sexta-feira (25), a imagem retorna à Igreja Matriz e às 15h30 acontecerá a Recitação do Rosário com as Pastorais da Paróquia.

A peregrinação de Nossa Senhora Aparecida por Teotônio Vilela será concluída com a entrega da imagem na comunidade Nova Jericó, ato previsto para as 18h de sexta.

História do encontro da Imagem

No ano de 1717, três homens saíram para pescar numa época escassa de peixes na localidade onde a cidade de Aparecida se desenvolveu. Por intervenção divina, a primeira coisa que caiu na rede dos pescadores foi o corpo de uma imagem quebrada, na altura do pescoço.

Num segundo lance de rede, pescaram a cabeça da mesma imagem. Juntando as duas partes viu-se que se tratava da Senhora da Conceição. Depois do encontro da imagem, a pesca de peixes foi abundante e os pescadores intuíram a presença e a ação de Deus naquele singular evento.

Por assim ter aparecido, o povo chamou-a de “Aparecida”, nome consagrado pela devoção popular, chegando a ser proclamada Rainha em 1904, e Padroeira do Brasil em 1930.